RECEPTOR GENÉRICO PARA HT6P20B USANDO M908QT1ACE (FREESCALE, ANTERIOR ‘MOTOROLA’)

Poderia a rotina do receptor genérico para HT6P20B ser convertida para um firmware S19, visando utilizar um frescalle M908QT1ACE? Veja mais…

Veja o esquema abaixo:

Muitos hobistas gostam de trabalhar com a linha da Freescale (anterior Motorola). Esta montagem visa ajudar hobistas desta linha a usarem controles remotos comerciais (chaveirinhos) para controlar suas aplicações com esta linha de produtos.
Trata-se de uma adaptação de código e tentou-se, na medida do possível, usar os recursos diferenciados do núcleo ‘CISC’, com sua muitas instruções. Optou-se por um modelo de apenas 8 pinos, similar ao 12F675/629 da família PIC.
Diga-se de passagem, que uma das maiores dificuldades foi a falta de EEprom interna. Mas, esta família permite que se use parte da memória ‘Flash’ para guardar dados. É um pouco mais complicado, porque para apagar, tem que fazer isto por paginas de 64 bytes e não byte a byte, como na EEprom. Para gravar ou apagar, podemos usar as rotinas internas contida na ROM residente, facilitando bastante as coisas. Basta respeitar o arranjo chamado ‘DADO STRUCT’, onde temos que inicializar areas predeterminadas da RAM para o processo de apagamento/gravação da Flash.(veja Note Application AN 2635).
Esta versão permite gravar até 10 controles remotos com ci HT6P20B, com aprendizado único. Para compilar o arquivo foi usado o WINIDE32 da P&E MICROCOMPUTER SYSTEMS.

Veja a tela do ambiente WINIDE32 em uso, com o arquivo ASM sendo editado:

Abaixo, mostra o ambiente em fase de inicio de gravação/debug:

Após gravar o limite de controle remotos na flash, qualquer tentativa de gravar mais irá fazer o led ‘learn’ piscar por 3 vezes,indicando ‘memória cheia’. Para gravar mais, somente apagando toda a memória e regravar de novo.
No arquivo ASM foi previsto uma opção de usuário para aprender um botão e automaticamente aprende os outros, ou então, aprender um botão por vez. Esta segunda opção é usada quando queremos controlar um aparelho com um botão e outro dispositivo com o outro botão. Desta forma , um único controle serviria para duas aplicações. Esta versão foi feita para acionar no modo ‘PULSO’ apenas. Assim, apertando um botão acenderá um led (ou acionará o que estiver ligado nesta saída). Soltando o botão, apagará o led. Quando for compilar o ASM no WINIDE32, certifique de colocar na mesma pasta o arquivo ‘qyqt_registers’ e o mesmo deverá ser renomeado para ficar com extensão’.inc’, para poder funcionar a contento. O programador usado foi o Hardware sugerido na pagina 197 do datasheet MC68HC908GP32 e como usar, na pagina 222 a 223. Este permite que se entre em ‘modo monitor’ para a carga do arquivo S19 (hex) na Flash. Toda a operação tem que ser carregada na RAM e a partir dai, apagar/gravar a Flash. Mas o programador no WINIDE32 se encarrega disto, sem problemas. Também é possível debugar o programa linha a linha, usando o próprio programa carregado no microcontrolador, sem necessidade de simuladores.
Esta montagem é apenas didática, feita em placa de protobard apenas, sujeita a bugs não identificados ainda. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, podendo ser alterado conforme as necessidades dos hobistas.

Segue o arquivo ASM:

RX_GEN_HT6P_908QT1_ASM

Segue o arquivo INC:

qtqy_registers_inc

Segue o arquivo S19(HEX):

RX_GEN_HT6P_908QT1_HEX

Outros receptores deste blog:
receptor 1
receptor 2
receptor 3
receptor 4
receptor 5
receptor 6

Manuais:
Note application AN2635
Datasheet MC68HC908QT1
datasheet MC68HC908GP32
WINIDE32 P&E MICRO

Curiosidades:
Como conciliar ciência e religião
Quando comer peixe lhe faz mal
Você sabia?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Para crianças:
É errado roubar?(vídeo)
Você foi feito maravilhosamente

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

One comment on “RECEPTOR GENÉRICO PARA HT6P20B USANDO M908QT1ACE (FREESCALE, ANTERIOR ‘MOTOROLA’)

  1. MC908QY4 (FREESCALE) quando disse sobre um porjeto para controle chaverinho me referia a este micro aqui ok amigo , foi o MC908QY4 que vi em uma placa de portão da clik ok

Comments are closed.

Back To Top