CONTROLE REMOTO A 2 FIOS – USANDO O CONVERSOR AD DO PIC16F676 (10 CANAIS)

Como usar nivéis de tensão para controlar reles de carga, usando apenas 2 fios nesta comunicação?
Veja como é possivel, usando um conversor analógico digital do PIC…

A idéia é simples: gerar nivéis de tensão usando um conjunto de chaves (botões) e resistores previamente escolhidos, que formarão um teclado que será ligado a placa principal com os reles, usando 2 fios (terra e o nivel de tensão).
Estes irão produzir um nível de tensão, que será testado pelo PIC em qual limite este se encontra. A partir daí, ele se encarrega de ligar a saída correspondente á aquele nível.
Veja o esquema abaixo:

As saidas do PIC 16f676 foram ligadas a transistores que acionarão os reles de carga em seus coletores. Nesta versão, temos 10 saidas e lógicamente, 10 botões de acionamentos.
O nível de tensão no pino 13 (entrada do conversor analógico/digital) será diferente para cada botão acionado. Se não for acionado nenhum botão, ficará em nivel máximo, ou seja, igual ao vcc. No código asm foi escolhido 10 patamares diferentes que são usados para comparação, estando nos ‘equates’ com bx_limite (x= 0 a 9). Inicialmente, o conversor testa se algum botão foi acionado comparando com o nível máximo. Se houver botão acionado, realiza 32 conversões e obtêm a média. Em seguida, é feito a comparação, e o acionamento.
Está disponivel a versão ‘PULSO’ (aperta =liga, solta=desliga) e a versão ‘RETENÇÃO’ (aperta 1 vez=liga , aperta outra vez=desliga).
Foram usados reles de 12 volts, visando não interferir quando acionados, na fonte de 5 volts do PIC, o que poderia alterar a tensão de referência direta do vcc. A fonte externa deve ser de 12 volts e 2 Amperes (no mínimo, pela quantidade de reles).Esta montagem é de ordem didática, sujeita a bugs ainda não detectados. Foi feita montagem apenas em protoboard. Deverá ser evitado o uso de fio muito comprido na ligação entre placa de reles e a placa do teclado, para evitar que interferências atrapalhe o funcionamento do circuito.

Segue o arquivo ASM (pulso):

C_REM_10R_PULSO_ASM

Segue o arquivo HEX( pulso):

C_REM_10R_PULSO_HEX

Segue o arquivo ASM (retenção):

C_REM_10R_RETENCAO_ASM

Segue o arquivo HEX( retenção):

C_REM_10R_RETENCAO_HEX

Preço de pic
16F676 Datasheet

Curiosidades:
Al_Jazari – ‘pai da robótica’?
O ‘pim’ – confirma relato biblico
Jockeys ‘robos’
Controle remoto e o efeito estufa
Zepelim
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?

Outros assuntos:
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o conjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico

Até o próximo artigo!!!

8 comments on “CONTROLE REMOTO A 2 FIOS – USANDO O CONVERSOR AD DO PIC16F676 (10 CANAIS)

  1. Olá Carlos!
    Obrigado por seus incentivos e apreço mostrado ao trabalho realizado por este blog. Com respeito a montagem de controle remoto a 2 fios, usando níveis de tensão, eu não recomendo para uso pirotécnicos em virtude da possibilidade de detonação acidental decorrente de interferências na linha de transmissão de sinal (2 fios) mesmos sendo blindados. Você há de convir comigo que segurança é fundamental nesta atividade! Assim, a transmissão teria que ser preferencialmente digital, com código que permita conferir se houve alguma perda de informação por interferências no meio de transmissão. Eu não conheço as técnicas que você emprega, mas acredito ser interessantes. Quantos canais em média você usa? Como ocorre a detonação? Por resistência que aquece e incendeia o explosivo? Quantos volts e quantos amperes para detonar este ‘pavio’ ? Usa corrente continua ou pode ser alternada? Quais as regras de segurança? Como é o sistema atual que você usa? Com fio ou sem fio? As leis permitem uso de equipamento caseiro ou tem que ser homologado em alguma agência governamental?
    Estas informações são necessárias para se fazer algo funcional , seguro e legal.
    Cláudio

  2. outra coisa amigo so uma ideia sobre o projeto do receptor de 3 canais clone h6p20b unicode , teria como fazer uma modificação para 4 canais sem o uso do led status usando o pic12f675 se possivel me diz onde modifico que eu mesmo mudo

  3. ola amigo mais um otimo projeto seu , muito legal mesmo , mas agora como sempre eu com os bugs pra tu resolver rssr , sobre o projeto chama garçom , o primeiro numero gravado esta perdendo logo assim que desliga a alimenteção e na memoria não perde , e quando é chamado um numero ha um atraso de uns 3 segundo é possivel diminuir este tempo , outra coisa que esta acontecendo mas isso acho que eu resolvo é quando chama um numero no aplificador sai o som da data acho que com um capacitor consigo retirar este ruido , amigo me desculpe pela amolação é que por ser um projeto muito bem elaborado vale a pena insistir em seu perfeito funcionamento abraço

    1. Olá Liliano! Não se preocupe, que você não está amolando. Eu gostaria que você não ‘poupasse linhas’ para descrever o que está acontecendo, bem como o que você gostaria que fosse mudado. Eu não consegui entender bem o problema. Quando se refere ao ‘primeiro numero gravado’, você faz alusão ao controle ou a um controle previamente gravado na eeprom , mas que foi acionado? Tente fazer ‘um longo descritivo’, por favor. Sei que é chato digitar, mas fica dificil ‘adivinhar’ o que possa ser. Quanto a sua idéia de 4 saidas para o receptor de 3 canais, a qual projeto você se refere? Ht6p20b? Hcs200…301?
      O Ht6p20b tem apenas 2 bits para informação. Isto dá 4 combinações , sendo uma perdida para a posição desligada. Assim somente dá para 3 canais. Explique também em detalhes esta idéia, por favor.
      Cláudio

  4. :mrgreen: Ok Claudio, uso o PROTEUS 7.10 SP0, e a ultima versão se não me engano, quanto a esta ideia com dois fios eu vi em um condominio instalado, e foi por dois fios, uma rede can rs485, o predio tinha 19 andares e mais o comprimento do piso terreo ate a portaria, o painel ficava na frente do porteiro para controlar o nivel da caixa e tb mostrava a situação da bomba, ligada ou desligada, achei bacana em…

  5. 😛 Bacana Claudio, da para montar um controlador de nivel de caixa d’agua, qual seria mais ou menos a distancia entre as chaves e o micro, se fosse por uma rede rs485 ai sim em era para mais de metro, parabens por mais esta ideia, me comente o que vc achou do desenho que ti enviei do termopar, inte mais..

    1. Olá Agnaldo!
      Sua idéia é boa, substituindo as chaves por um potenciômetro cujo eixo estaria ligado a uma boia. Daria um pouco de trabalho acerta o curso, sendo necessário, talvez, o uso de engrenagens para ajustar o curso, dentro do ângulo de trabalho da bóia. Mas, pela natureza de operação (por leitura de tensão), o uso de fios compridos poderão gerar mau funcionamento.Quanto ao seu esquema, gostaria de saber qual o programa que você usa para abri-lo.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top