BIG_GEN_MIX_51E – PLACA RECEPTORA MISTA PARA CONTROLES REMOTOS HCS200…301 (SEM HOPPING CODE) E HT6P20B COM AT89C2051

Nos anúncios da Internet, na parte de eletrónicos, encontramos placas receptoras completas para uso em alarmes, portões, etc. Seu custo até que não é alto, mas muitos gostariam de montar suas próprias placas receptoras, obtendo os prazeres do ‘hobby’. É o seu caso?

Usar controle remotos comerciais, fora de dúvida é a melhor solução( não compensa montar, e dá muito trabalho para fazer funcionar a contento!!). A opção de projeto nomeada ‘BIG_GEN_MIX_51E’ , nada mais é, que um refinamento do projeto anterior , do artigo ‘NOVO RECEPTOR GENERICO PARA HT6P20B COM AT89C2051 – COM OPÇÃO DE APAGAMENTO INDIVIDUAL DE CONTROLES E COM LCD’.
Com esta opção, podemos tanto ‘aprender’ controles da família HCS (200/201/300/301) como HT6P20B (FIXO). Quanto a familia dos HCS, não se usa a função ‘hopping code’, apenas é usada a parte fixa do código, no total de 4 bytes, mais as funções dos botões acionados. Para cada controle ‘aprendido’ usa-se 4 bytes de eeprom. Com isto, usando uma 24c08, poderemos gravar no máximo, 255 controles (hcs ou/e ht6p20b) no total. Todas as outras funções dos botões e mensagens no LCD, já foram detalhadas no artigo anterior. O esquema do circuito também é o mesmo, portanto, podemos considerar como um ‘upgrade’ de software. Também foi usado receptor miniatura de 433 mhz (outra coisa chata de fazer) para se obter o sinal do controle remoto. Esta montagem é experimental, sendo montada apenas em protoboard, sujeita a bug’s decorrentes de situações/condições não previstas no projeto. Mas, pode servir de base para um bom aprendizado.

Segue abaixo o código ASM:

BIG_GEN_MIX_51E_ASM

Segue abaixo o código HEX:

BIG_GEN_MIX_51E_HEX

Obtenha o esquema clicando aqui.

Até o próximo artigo !!!

3 comments on “BIG_GEN_MIX_51E – PLACA RECEPTORA MISTA PARA CONTROLES REMOTOS HCS200…301 (SEM HOPPING CODE) E HT6P20B COM AT89C2051

  1. Olá Claudio, novamente esse eu nao poderia deixar de agradecer valeu mesmo…assim que coloque pra funcionar estarei colocando novos comentários…

Comments are closed.

Back To Top