HT6P_CLONE_PIC629 – GERANDO CÓDIGO HT6P POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629

Para os hobistas de Pic, emular as funções de um ci HT6P20B pode ser bem interessante. Podemos, direto de uma aplicação principal, gerar o código que poderia acionar um transmissor de RF. Que mais pode ser feito com esta aplicação?

Veja o esquema abaixo:


Este esquema mostra um controle remoto (chaveirinho) feito com um PIC. Mas, pode-se , por exemplo, fazer um teclado sem fio, acionar um portão ou porta de entrada, ligar/desligar um alarme, etc. O número que será enviado pode ser alterado no arquivo ASM e depois recompilado. O número no arquivo HEX é ‘123456’, sendo que o primeiro digito irá variar na recepção, de acordo com o botão acionado.
Pode-se usar o CONTROL_TESTER1 para ‘ visualizar ‘ este numero.
A simplicidade do programa é autoexplicativa. Com respeito ao transmissor, escolha de acordo com a frequencia do receptor.

Segue abaixo o arquivo ASM:

CLONE_HT6P_PIC629_ASM_V1

Segue abaixo o arquivo HEX:

CLONE_HT6P_PIC629_HEX_V1

Segue pasta com arquivos de uma versão para 12f675, que produz automaticamente um numero serial, usando valores iniciais randômicos dos timers 0 e 1. Estes são gravados nas posições iniciais da EEprom:

CLONE_RANDOM

datasheet Pic 12f629
Sofware Compilador e Depurador – Mplab-Ide – para Pic
Programador caseiro para pic

Curiosidades:
Porque é necessário novas formas de energias?
A luta do homem para aproveitar o vento
Energia das estrelas

Outros assuntos:
Desempenhem bem seu papel de pais
Como reagir a um assédio sexual?
Como lidar com sogros!

Até o próximo artigo!!!

50 comments on “HT6P_CLONE_PIC629 – GERANDO CÓDIGO HT6P POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629

  1. ola Claudio se eu usar a versão com pic 12f675 clone_rondom os códigos serão criados automaticamente diferenciando os códigos de cada pic gravado sem a necessidade de ficar trocando os codigos manualmente.

  2. OLA Claudio medices que para consigir 16 canales
    hay que cambiar la rutina si tu eres tan amable y me puedes esplicar como se cambia esperando tu contestacióm

    Manuel

  3. Hola Claudio
    te avia comentado el control remoto de
    8 canales que fuera con eeprom para que asi aguntara la
    posicin eso melo has enviado esta en tu pajina
    y fociana ala perfecion ahora mi pregunta es si este
    mismo sistems se podria ampliar 16 canales
    mucas cracias Manuel p

  4. Olá Cláudio, Parabéns pelo site e seus projetos, fiz duas montagens e funcionaram perfeitamente: o receptores para HT6P20B e PT2262, onde testei com um chaveirinho original. Mas tenho uma dúvida encontrei um controle de alarme 433MHz, onde tem um PIC12F629 smd retirei da plaquinha e coloquei no gravador, mas está protegido contra gravação o Winpic800 não grava o HEX citado acima. Tem como apagar o programa antigo e usar o mesmo PIC, ou tenho que usar um PIC novo?

    1. Olá Renato!
      Obrigado por seu comentário apreciativo ao nosso trabalho. Normalmente, quando temos um pic flash protegido, não podemos ler, mas podemos apaga-lo e depois regravar um novo firmware nele. A exceção são os pic da familia 12cxx que são gravados uma única vez, sem condições de reuso dos mesmos.
      Cláudio

        1. Olá Renato!
          Tente o seguinte: Leia os pic que você gravou e procure no ultimo endereço pelo byte de calibração. Ele deve começar com 0x34xx. Se estiver lendo tudo 0xffff, então você perdeu este byte e o pic não vai rodar. Você pode, se estiver acontecendo isto, colocar um valor provisório, por alterar este ultimo endereço da flash para ‘0x34fc’ ( ou 0x3480) e gravar tudo de novo. Os pic virgens vem com o byte de calibração intacto.
          Ele deve ser salvo antes de apagar e gravar novo firmware. O Winpic800 já faz isto, desde que não ocorra algum erro com a alimentação na hora de gravar.
          Cláudio

  5. obrigado lario pela sua humildade,desde então eu gostaria de ter o tx semelhante ao clone um pic na trasmissão outro na recepçao.bm a minha intenção é estudar os meios transmissão serial tipo assim envio 1 byte completo de maneira que eu possa variar estes dados e acionar uma saida,como outro byte desativo a saida.thanks

Comments are closed.

Back To Top