CONTROL_TESTER2 – TESTANDO CONTROLES REMOTOS HT6P20B E HCS 200…301 TAMBÉM C/ AT89C2051

Esta versão do CONTROL_TESTER2 é um aperfeiçoamento do CONTROL_TESTER1 postado aqui recentemente. Trata-se também de um visualizador em LCD dos bits transmitidos por um controle remoto (chaveirinho) . Quais as novidades?

Nesta versão, também é testado controles que trabalham com o ci da familia HCS (200 A 301), além do HT6P20B. A operação é similar, somente na apresentação no display que, ao invés de 6 digitos hexadecimais, são mostrados 16 digitos para o HCS. Os primeiros 8 digitos da esquerda para direita, no LCD, correspondem a parte fixa do código transmitido (4bits dos 4 botões + 28 bits serial number) , sendo seguidos por 8 digitos da parte encriptada. Esta, cada vez que se aciona o controle remoto, mostra um novo valor diferente. O primeiro digito da esquerda, se altera conforme o botão apertado. Para o HT6P20B continua sendo 6 digitos hexadecimais. A rotina testa se houve uma transmissão do preambulo caracteristico da familia HCS (Veja manual do HCS200, por ex.) e se positivo, muda a quantidade de bits a receber de 28 para 64 bits. A rotina similar a anterior, usa amostragens da entrada de RF oriundas do receptor, na razão de 50 microsegundos. A subtração do numero de sinais nivel ‘1’ (registrador HC) dos de nivel ‘0’ (registrador LC), gera o bit a ser deslocado nos registradores de recepção.
Foi acrescentado uma capsula de telefone para se ‘ouvir’ o sinal da transmissão recebida. No caso do HCS, temos uma limitação: Opera bem com baud rate de 400 microsegundos. Com valores menores, como 200 ou ainda 100, não há visualização da recepção, porém, pode se ‘ouvir ‘ o o sinal recebido na capsula. Esta montagem foi feita apenas em protoboard, de forma experimental.
O esquema abaixo mostra a similariedade do anterior:

Segue o arquivo ASM:

CONTROL_TESTER2

Segue o arquivo HEX:

CONTROL_TESTER2_HEX

Até o proximo artigo!!!

14 comments on “CONTROL_TESTER2 – TESTANDO CONTROLES REMOTOS HT6P20B E HCS 200…301 TAMBÉM C/ AT89C2051

Comments are closed.

Back To Top