FAÇA SUA PLACA DE CONTROLE REMOTO PARA PORTÃO AUTOMÁTICO – COM PIC 12F629 (VERSÃO PARA CI HT6P20B)

Muitos ainda tem controles remotos (‘chaveirinhos’) que usam o circuito integrado HT6P20B. Gostaria de usa-los para acionar seu portão por controle remoto?

A ideia básica é simplesmente programar o PIC12F629 com o arquivo hex abaixo e aproveitar a mesma placa usada no projeto ‘PLACA RECEPTORA DE PORTÃO AUTOMÁTICO COM PIC 12F629 / HCS200..301 ROLLER CODE‘. Desta forma, obtemos duas opções para usarmos: transmissores (chaveirinhos) com chip HCS 200 A 301 COM ROLLER CODE ou chip HT6P20B com código fixo.
Também, excetuando o circuito integrado usado, todas as outras funções se aplicam também a esta versão.
A vantagem deste circuito integrado é que ele vem de fábrica programado com uma uma palavra código de 64 bits que pode ser recebida e armazenada na EEprom do microcontrolador. Portanto, voce não precisa se preocupar em ter de programador o HT6P20B. Basta acionar o controle e apertar a tecla ‘Learn’ da placa para realizar o aprendizado deste controle. A desvantagem é que, se alguém quiser, pode construir um equipamento (chupa cabra) para capturar a palavra código e em outra ocasião, usa-la para acionar o equipamento (portão).
Sobre o funcionamento do HT6P20 , veja o datasheet.
Nota importante: Em algumas regiões esta sendo vendido chaveirinhos clones com números sequências idênticos gravados no HT6P20B. Isto poderá ser um problema se um vizinho usar o mesmo sistema e tiver o mesmo número sequencial no chip do controle dele. Pessoalmente já tive problemas com isto. Procure montagens com circuito integrado da família HCS200…301.

Abaixo estão os arquivos postados com o programa do Pic. Use a versão mais atualizada:

Segue o arquivo Asm de 25-06-2012, com opção para 12f629 ou 675 (comentando/descomentando na opção de usuário):
PLACA_HT6P_V2.ASM

Segue o arquivo Hex de 25-06-2012, para Pic12f629:
PLACA_HT6P_V2_629_HEX

Segue o arquivo Hex de 25-06-2012, para Pic12f675:
PLACA_HT6P_V2_675_HEX

Abaixo, pasta com versão atualizada em 22-03-2016, em ASM:
PLACA_HT6P_V3_FILES

Abaixo, pasta zipada com versão atualizada em 12-10-2017 e hex compilado para 12f629:
PLACA_PORTAO_HT6P_V4

Para obter o esquema da placa, clique aqui.

Para obter o desenho da placa de circuito impresso, clique aqui.

Para obter o desenho da placa de circuito impresso com os componentes, clique aqui.

Obs. Caso deseje usar o ci Hcs200…301, veja este link aqui

Até o próximo artigo!!!

Curiosidades:
Cadê os Portões de Gaza?

Outros assuntos:
Aprenda a perdoar
Como lidar com sogros
Problemas financeiros e dividas
Ajuda para depressão
Porque há tantos desastres naturais?

69 comments on “FAÇA SUA PLACA DE CONTROLE REMOTO PARA PORTÃO AUTOMÁTICO – COM PIC 12F629 (VERSÃO PARA CI HT6P20B)

  1. Bom dia Claudio tudo bem montei o circuito e funcionou legal só que percebi que quando o botão do controle remoto fica apertado a saída fica ligando e desligando teria como fazer com que quando o controle remoto permanecer apertado não variasse essa saída do pic

    1. Olá Marcos!
      No blog tem muitos circuitos de receptores que fazem o que você está querendo sem necessidade de alterar o programa. Será que um deles não poderia ser utilizado?
      Cláudio

  2. Boa noite Claudio posso eliminar REED1 E REED2 e usa-lo como controle remoto simples pino 5 ou 6 para ligar e desligar um rele.

    1. Olá Marcos!
      Sim, poderá usar, desde que mantenha os pinos 3 e 4 ligados ao vcc por meio de um resistor de 4k7.
      Cláudio

  3. Salve!! Grande Larios… cara, depois de muito trabalho, consegui finalizar a central de portão… não foi nada fácil. Quero muito te agradecer porque tudo começou nesse site/post… muito obrigado mesmo… de coração. Agora, estou tentando aprimorar um pouco suas funções… tem ideia de como funciona as centrais que possuem partida e parada suave?? to pesquisando e não tenho tido muito sucesso… pelo que ja li, deve ser usado o PWM do PIC para alterar a frequência de funcionamento do motor… mas não vi nada muito didático… talvez tu possa me ajudar. Grande abraço.

    1. Olá Waymovie! Parabéns pelo seu sucesso! Você irá descobrir que um projeto SEMPRE haverá algo que se possa aprimorar ! Quanto ao sistema de ‘partida suave e parada suave’, também não tenho detalhes do seu funcionamento. Mas acredito que deva controlar o disparo de um triac ( como um dimmer) na arrancada , dando em seguida a velocidade máxima ajustada e ao encontrar o sensor reduzir ao mínimo e parar após um tempo. A verdade é que não trabalho com isto. Creio que outros colegas da área, que lem este blog, poderão explicar melhor este sistema…
      Cláudio

  4. Salve! Larios… me tira uma dúvida: nesse teu projeto, quando pressionado o botão Learn, o Led deve acender?? cara, continuo com problemas para apagar os controles… talvez tenha ligado alguma coisa errada… pior que a placa ta pronta e apresenta esse problema..kkkk testei tudo, menos apagar o controle… estranho que quando pressiono o botao (+/- 10 seg) o led fica aceso todo o tempo e bem sempre pisca 3 vezes… vou monta na protoboard de novo e simular as ligações tal qual o teu projeto… Abç

      1. na verdade tentei com os dois… mas o problema ocorreu em ambos… até acho que deve ser na montagem das trilhas que eu devo ter errado… mas só me confirma se o led acende mesmo quando pressionado o botão… é que no teu projeto do Receptor usando o 12f o led só acende pra cadastrar e apagar os controles… ja nesse do portão se apertar o boão o led ja acende na hora… isso éstá certo??

  5. Salve!! Eu de novo… cara, esse teu projeto da central do portão, a programação dos fins de cursos são em nível zero, ou melhor, a lógica para desligar o motor é +/- if(!input(“fim de curso”)… isso para os dois fins de curso… pergunto porque queria alterar a ligação elétrica colocando dois resistores de 10k entre os reed switches e o pic…. é que da forma que está, se eu testar sem ligar o motor os relés funcionam certinho, mas se eu ligar o motor, os relés, as vezes, ligam e desligam em seguida… acho que é iterferência/ruído das chaves… olhei uma cetral que tenho aqui (marca “x”)… e percebi que tem um capacitor ceramico de 100nF os fins de curso… quero fazer esse teste…

    1. Olá WayMovie!
      Se eu estou entendendo bem o que você quer saber, os fins de cursos acionam quando ligam ao gnd (para o motor ao ligar ao gnd no reed switch). Quanto a usar os capacitores de 0,1 uf, tente na prática e veja se resolve o problema em seu projeto.
      Claudio

      1. Olá! Sim… em princípio deu certo… posso te incomodar mais uma vez (é não entendo bulhufas de ASM)?? percebi que, conforme tua programação, se ficar pressionando o botão do controle por “x” segundos e liga e desliga a saída do PIC… como uso aqueles TX CAR (controle do portão no farol do carro) ele envia sinal por cerca de três segundos… tem como tu aumentar o delay pós acinamento do controle, antes de ele aceitar um segundo acionamento… uns 4 segundos ficaria ótimo… Abraço.

        1. Olá Waymovie!
          Fico feliz que consegui fazer funcionar.
          Quanto ao tempo, observe a seguinte porão do código:

          TG9
          MOVLW .10 ; aumente aqui para prolongar o tempo entre acionamentos
          CALL DELAYM
          INCF SITUAÇÃO,F
          GOTO INICIO

          Experimente aumenta de .10 para , talvez .20 ou mais e recompile no Mplab. Vai tentando até obter o tempo que deseja.

          Cláudio

Comments are closed.

Back To Top