HTP6P_CLONE – GERANDO CÓDIGO HT6P COM SOFTWARE NO AT89C2051

Gostaria de simular a geração de código do circuito integrado HT6P20B? ” Para que?” Talvez esta seja a sua pergunta. Talvez deseje testar um receptor de HT6P , ou ainda, na própria aplicação, se voce estiver usando um microcontrolador, simular em software a função deste chip, poderá economizar espaço e ‘money’. Como fazer isto?

O esquema abaixo mostra uma simples aplicação:

Com um microcontrolador At89c2051, 2 botões, alguns resistores e um micro transmissor de 433mhz podemos construir um ‘chaveirinho’ que imita exatamente os comerciais com ci HT6P20b.
O programa ASM é bem simples. Entre as transmissões, existe um delay de 23 periodos de delay padrão (23x 330 microsegundos). Em seguida, um ‘startbit’ de nivel ‘1’ é transmitido. Após o que, são transmitidos 24 bits, seguidos de um ‘anticode’ composto de bits ‘1010’.
Para a base de tempo de cada bit a ser transmitido, é usado a rotina ‘delay1ck’. Nela pode ser alterado a velocidade da transmissão.
O bit ‘0’ é formado de 3 tempos de 330 microsegundos, sendo o primeiro em nivel ‘0’, seguido pelo segundo e terceiro em nivel ‘1’.
Já o bit ‘1’ formado de 3 tempos de 330 microsegundos, sendo o primeiro e o segundo em nivel ‘0’, seguido pelo terceiro em nivel ‘1’.
Nos registradores V3,V2 e V1 colocamos o endereço desejado para nosso ‘chaveirinho’.
Lógicamente, esta aplicação pode estar embutida junto com outros programas rodando no microcontrolador. Vai da sua imaginação e criatividade!!!

Segue abaixo o código ASM:

clonehtp6

Segue abaixo o código HEX:

CLONE_HT6P_HEX

Até o proximo artigo!!!

Back To Top