CARREGADOR DE BATERIAS  

  RSS
(@maptower)
Novo Membro

Olá Lários. Tudo bom?

     Estou tentando montar um sistema de ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA para minha residência e pretendo utilizar baterias de 12V X 7,2A e pesquisando na internet, percebi, nos circuitos que pesquisei, a falta de alguns pontos interessantes que acredito com um microcontrolador seria possível:

  1. limite de carga ( AO CHEGAR A TENSÃO DE 13,8V, UM LED SE ILUMINARIA E DESLIGARIA O PROCESSO DE CARREGAMENTO E A BATERIA ENTRARIA EM FLUTUAÇÃO).
  2. PROTEÇÃO DE TENSÃO DE DESCARGA - AO CHEGAR UMA TENSÃO POR EXEMPLO DE 10,5V, O CIRCUITO DESCONECTARIA A BATERIA PARA QUE OS LED´S DE ILUMINAÇÃO NÃO PREJUDICASSEM A MESMA.

   O CIRCUITO DE DETECÇÃO DE REDE ELÉTRICA EU JÁ CONSEGUI DESENVOLVER. Com ele, o sistema detecta se tem a presença da rede elétrica ou não e comuta a recarga da bateria automaticamente. ME FALTOU UM SISTEMA DE LIMITE, FLUTUAÇÃO E PROTEÇÃO DE DESCARGA. Tentei utilizar o circuito VOLTÍMETRO AUTOMOTIVO COM PROTEÇÃO PARA BATERIA, mas quando a proteção de descarga da bateria entrava em ação, o sistema ficava ligando e desligando os led´s devido à histerese do sistema, ou seja, quando a bateria era desligada em 10.5V por exemplo, a tensão da mesma (devido à suspensão do consumo de corrente) subia para 12,6V e a mesma entrava em carga ou flutuação... e o sistema dos led´s ficavam acendendo e apagando... como um loop.

    Gostaria de saber se você tem algum circuito que pudesse me ajudar neste problema. Se tiver, agradeço pela atenção e pela ajuda.

   APROVEITO PARA PARABENIZA-LO PELO EXCELENTE SITE E OS CRIATIVOS PROJETOS QUE ENCONTREI NELE. 

GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!

    aTT. MARCOS PEIXOTO.

 

ResponderCitar (Quote)
Postado : 4 de março de 2019 07:16
(@clarios)
Membro de Reputação Moderator

Olá Marcos!

Poderia no ponto 1 montar o circuito de um carregador de tensão constante (use um regulador de tensão LM317, por ex, com tensão regulada para 13,5 a 13,8 volts). Neste método, a corrente de carga começa a cair lentamente a medida  que a bateria carrega.  Quando carregada, haverá apenas um pequena corrente de manutenção.

No ponto 2, com  sugestão, poderá usar um ci comparador analógico (ex.LM311). Se a entrada não inversora for maior que 10,5 volts então a saída será positiva, acionando um relé (p.ex). Na entrada inversora coloque um trimpot (10 a 100k) entre o vcc e o gnd e regule para produzir este patamar de tensão. Use mais um resistor da saída do comparador com a entrada inversora . Ele serve para dar uma histerese. Seu valor pode variar de uns 22k a 220k tendo que experimentar na prática. Ele faz que ao desligar a saída, necessite tensão maior que 10,5 volts na bateria para permitir que o relé seja ligado.

Desejo sucesso na sua montagem!

 

ResponderCitar (Quote)
Postado : 8 de março de 2019 22:36
(@maptower)
Novo Membro

Ola Larios.

     Este sistema eu já montei. Ele funciona, mas não tem a precisão que eu preciso.  Eu buscava algo mais eficiente utilizando um microcontrolador do tipo pic12f675, mas tranquilo; obrigado mesmo assim pela ajuda.  Um grande abraço!

ResponderCitar (Quote)
Postado : 10 de março de 2019 14:47
Share: