ALARME PARA PORTAS USANDO REED SWITCH – C/ PIC 12F675 (REF251)

Identifique uma intrusão com este simples alarme…

Esta montagem não se trata de uma central de alarmes, mas um circuito simples para uso em apenas uma única porta (opcionalmente pode ser montado em uma janela). Veja o esquema abaixo:

alarme_porta_jan

O dispositivo utiliza um sensor magnético (reed switch) para identificar a abertura.
Este circuito pode ser acondicionado em uma pequena caixa plástica incluindo o reed switch e suporte de pilhas e afixado direto na porta por meio de parafusos ou mesmo fita dupla face.
O funcionamento ocorrerá da seguinte forma:

1) Ligue a chave on/off. O led irá acender indicando que está no tempo inicial pós acionamento. Este tempo permite que o usuário ligue o alarme e possa sair pela porta em que está montado o dispositivo, sem que ocorra o disparo. O tempo inicial é regulado pelo trimpot ‘time_init’, variando de 0 a aproximadamente 2 minutos.
Nota: Se a regulagem for tempo ‘0’ segundos, então não acenderá o led, pois não haverá tempo inicial programado. Nesta regulagem, o usuário não poderá abrir a porta, pois o disparo será imediato.
2) O led se apaga após terminar o tempo inicial. Começa a operar o alarme. Se a porta for aberta, o imã se afastará do reed switch desligando-o e fazendo disparar um aviso sonoro de 2 tons. Mesmo que a porta seja fechada, continuará a produzir o som.
3) Para desligar após ter sido disparado: Desligue o interruptor on/off. Começa a contagem do tempo final, que é regulado pelo trimpot ‘time_end’. Este tempo pode ser ajustado de 0 a aproximadamente 3 minutos. Somente depois do fim deste tempo é que irá deixar de produzir o som de alarme.
Nota: Se o tempo final for ajustado para ‘0’ segundos, então o desligamento será imediato ao desligar a chave on/off. O tempo final somente começa com o desligamento do interruptor on/off. Caso o alarme não tenha sido disparado, desligando o interruptor on/off dará que não ocorra mais disparo.
Obs. O pino 4 ligado ao gnd pelo interruptor on/off = alarme desligado.

Para monitor o funcionamento do reed switch, ao abrir ou fechar a porta, com o interruptor on/off desligado, o led dará uma breve piscada de 500 ms de duração. Na situação de disparo, o led permanecerá aceso. O circuito é alimentado por 4 pilhas em série, de 1,5 volts. Foi colocado um diodo no circuito, para reduzir a tensão para o nível suportado pelo PIC.
A rotina faz uso da instrução ‘Sleep’ para reduzir o consumo das pilhas enquanto o circuito não for disparado.
O disco piezoelétrico deverá ser colado na caixa onde ficará a montagem. Escolha a posição que produza o som mais alto.
Nota: Caso deseje monitorar várias portas e janelas com apenas uma única montagem, poderá colocar todos os sensores usados em série e liga-los ao circuito.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

ALARME_PORTA_JAN

Manuais:
PIC 12F675
Reed switch

Curiosidades:
Doenças – Como você pode se proteger?
Vença a guerra contra as doenças
O pescoço da formiga
Alergia ou intolerância alimentar?
“Um novo jeito de aprender”

Outros assuntos:
Como sobreviver ao primeiro ano de casamento
Como parar de discutir
Sinto atração por pessoas do mesmo sexo — será que sou gay?
O que preciso saber sobre sexting?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Porque Jesus morreu?
Como ganhar mais liberdade
Fale a verdade
Massimo Tistarelli _ designer de robôs …
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

9 comments on “ALARME PARA PORTAS USANDO REED SWITCH – C/ PIC 12F675 (REF251)

  1. Boa noite Claudio, exelente projeto, mas como posso fazer para colocar um timer na sirene desse projeto, para que caso haja um disparo involuntário.

  2. lario parabéns pelo excelente projeto de alarme temporizado, parece simples mais dar pra se notar que existe uma engenhosa inteligencia por detrás small circuito. pois poderá ter controle tanto ao sair do ambiente como ao retornar,muito bom mesmo.
    apenas uma curiosidade existe a possibilidade de alterar o timer de entrada? (tipo, assim que abrir o reed voce tenha um tempo para desativar o alarme antes do disparo?)
    obrigado.

    1. Olá José Luiz!
      Acredito que sim. Assim que tiver um tempinho vou fazer uns testes neste sentido.
      Obrigado pela sugestão!

      Cláudio

  3. olá larios. tem como colocar mais 2 reles neste alarme (FAÇA UM ALARME VEICULAR COM CONTROLE REMOTO RF – COM PIC 12F675 (REF139) sendo 1 para vidro ou para trava

    1. Olá Alberis!
      Este esquema está com todos os pinos comprometidos, não tendo como usar mais uma saída para um relé. Mas como funcionaria este outro relé? Como deve operar? Ligando por um tempo programado e desligando? Ficaria ligado enquanto o alarme está acionado e desligaria ao desligar o alarme? O que ele acionaria?
      Cláudio

      1. Claudio são dois rele quando ativar o alarme um rele fica acionado por 5 segundo que é do vidro, e o outro por dois segundo que é da trava e este da trava quando desativa o alarme o rele da trava aciona de novo por dois segundo para abrir a porta

        1. Olá Alberis!
          Entendi. Devido a minha falta de tempo para desenvolver mais programas, irei colocar no ‘caderninho’ e quem sabe seja um futuro artigo, usando um PIC com mais pinos para servir estes 2 reles extras.
          Obrigado pela sugestão.
          Cláudio

  4. Olá Claudio o alarme esta funcionando bem mas me diz uma coisa os potenciometros tem que ser de 100k ou pode ser valores mais baixos .

    Obrigado Edmilson

    1. Olá Edmilson!
      Pode ser qualquer valor entre 2k e 100k, mas de valor baixo aumentará consumo das pilhas.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top