CAIXA DE MÚSICA USANDO RING TONES – C/ PIC 12F675 (REF250)

Uma simples caixinha musical para seu deleite…

As caixas musicais já encantam as pessoas desde o século XIX. Que tal construir uma versão eletrônica?

Veja abaixo o esquema proposto:

CX_MUSICA_ESQUEMA

O esquema é bem simples tendo um PIC12f675 programado para gerar as notas musicais de uma música gravada junto a memória flash. Esta música foi obtida a partir de arquivos do tipo RTTL (Ring Tones)  baixados de sites especializados neste tipo de arquivo, como o “PICAXE“.  No arquivo C é possível alterar a música que será tocada, por meio de um ‘define’. Também poderá escolher entre tocar continuamente enquanto estiver com a tampa da caixa aberta ou tocar somente uma única vez. Não esqueça de recompilar usando o CCS C Compiler, para obter o arquivo .hex que usará para gravar o PIC. A saída de som é feita com 2 pinos (de forma complementar) obtendo mais volume no disco piezoelétrico. O cristal de 20 Mhz garante a precisão na frequência das notas tocadas.

A caixa pode ser construida de madeira, papelão ou plástico. Deverá ter uma tampa superior, que ao ser aberta ligue o interruptor on/off. Este pode ser uma microchave, ou mesmo um arame de aço que  faça contato com um parafuso, mas que ao fechar a tampa este  desligue. O circuito poderá ser alojado num fundo falso, incluindo duas pequenas pilhas do tipo AAA ou uma bateria tipo botão como a  CR2025. Se o disco piezo for colado no fundo irá produzir um som mais alto.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

cx_musica

 

Segue abaixo um vídeo caseiro com o funcionamento do circuito na placa de breadboard:

Manuais:
PIC 12F675

Picaxe

Curiosidades:
O encantador peixe-palhaço

Erasmo de Roterdã

Pontualidade

Os fios de bisso do mexilhão

Como uma música se torna um sucesso?

 

Outros assuntos:
Como administrar dinheiro

Como ensinar seu filho a usar a internet com segurança

Os desastres naturais são castigo de Deus?

O que é a batalha do Armagedon?

 

Vídeos:

Massimo Tistarelli: Um designer de robôs fala de sua fé

Monica Richardson: Uma médica fala de sua fé

Como ganhar mais liberdade?

Deixei as armas para trás

Fofoca? Sai dessa!

Tenha mais paciência!

 

Até o próximo artigo!

3 comments on “CAIXA DE MÚSICA USANDO RING TONES – C/ PIC 12F675 (REF250)

  1. Olá Claudio, bom dia. Novamente gostaria de agradecer e parabenizar pelos projetos e ensinamentos no site. Tenho uma dúvida, domo do como esta somente toca uma musica e repete, como posso fazer para tocar todas musicas em sequencia.
    Obrigado desde já.

    1. Olá Jaison!
      Obrigado por seu comentário de apreço. Infelizmente você não conseguirá tocar todas as músicas por falta de memória flash. Com apenas 1 música já fica apertado, reproduzindo apenas um trecho específico da música e não ela toda. Talvez usando um pic com muita memória flash ou ainda uma memória externa acoplada a ele.
      Cláudio

  2. Olá Claudio montei a caixinha de musica e funcionou muito bem ,da até para montar em algum brinquedo .Entrei também no site que você menciona no artigo e tem ring tone já pronto bastando apenas copiar e colar .Parabéns mais um excelente projeto .

Comments are closed.

Back To Top