VOLTÍMETRO DE 4 CANAIS – C/ ATTINY2313 (REF247)

Somando mais canais ao nosso voltímetro…

Esta montagem trata de construção de um voltímetro para tensões DC usando o microcontrolador ATtiny2313, mas com 4 canais de entrada. Também foi implementado usando o método delta-sigma e um circuito integrado 74HC4066 como seletor de canais. Veja o esquema abaixo:

A cada 70 mseg temos uma conversão para um dado canal, em sequência. Podemos ver abaixo, a título de exemplo, como será apresentado o resultado no módulo LCD:

A= 3.4V B=12.5V
C=14.7V D=30.0V

Cada um dos canais temos um potenciômetro que permite o ajuste da tensão lida. Podemos medir tensões máximas por volta de 30 volts, apenas ajustando este potenciômetro. Para valores maiores será necessário alterar esta malha resistiva de entrada (veja AN700).
Para calibrar, coloque a ponta de entrada (in V) de um canal no Vcc e ajuste o respectivo potenciômetro para ler exatos 5 volts. Repita este ajuste com os outros canais.
A alimentação poderá ser obtida de uma fonte de celular (regulada) de 5 volts, ou usar uma fonte convencional, com transformador + diodos retificadores + capacitores de filtro + regulador de tensão 7805.
Para gravar o arquivo hex fornecido na pasta, foi usado o Pony_Prog2000 em conjunto com o hardware “PROG_AVR – FAÇA UM SIMPLES PROGRAMADOR SERIAL PARA AVR ATMEL”.
Não esqueça de ajustar a palavra de configuração conforme figura abaixo:

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

VOLTIMETER_4CAN_FILES

http://picsource.com.br/wp-content/photos/2016/08/VOLTIMETER_4CAN_FILES.zip

Manuais:

ATtiny2313
AN700 (DELTA-SIGMA)
How Delta_Sigma works?

Curiosidades:
Um jeito diferente de limpar os dentes
O pescoço da formiga
Um ano na vida de um pastor galês
Como ajudar pessoas com transtornos de ansiedade
Como ajudar crianças com distúrbios de aprendizagem
Uma aranha que se disfarça de formiga
Uma ponte inigualável que mudou uma ilha

Outros assuntos:
O que os números significam na Bíblia? A numerologia tem base bíblica?
Foi Moisés quem escreveu a Bíblia?
Existem contradições na Bíblia?
Será que a Bíblia está de acordo com a ciência?
Jesus morreu numa cruz?
Por que a paz mundial parece apenas um sonho?

Vídeos:
Quem é o autor da Bíblia?
‘Não falhou nem uma única palavra’
Vídeos de introdução a livros da Bíblia
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

4 comments on “VOLTÍMETRO DE 4 CANAIS – C/ ATTINY2313 (REF247)

  1. Olá Claudio, este exemplo em pic 16f676 o 16f630, seria possível, ou para imigrar esta versão para o atmega 328-pu, este eu tenho aqui para testar . Valeu abraço..

    1. Olá Foxconn!
      Talvez com 16f676, por já ter conversor analógico digital interno e facilitar as coisas. O 630 necessitará implementar pelo método delta_sigma e usar o ci adicional. Quanto ao 328, não disponho deles, tendo apenas um estoque de atmega8.
      Cláudio

  2. Olá Larios! Só como sugestão que tal um circuito que conjugue AMPERÍMETRO, VOLTÍMETRO e WATTÍMETRO no mesmo display? ou seja marcaria a voltagem e a corrente, e já daria a potencia do aparelho ligado, seria muito útil para uso em fontes de alimentação de laboratório. Obrigado por compartilhar seus projetos!

Comments are closed.

Back To Top