TERMÔMETRO USANDO NTC – C/ PIC 16F688 (REF243)

Medindo temperaturas com NTC…

Esta montagem experimental permite visualizar a temperatura medida com um sensor NTC. Apenas mostra a temperatura no visor LCD 16×2 sem controlar nenhuma saída do PIC. Veja o esquema abaixo:

O sensor resistivo NTC ( Negative Temperature Coefficient) tem características interessantes como sensor de temperatura. O seu baixo custo e uma faixa extensa de trabalho torna muito atrativo seu uso. Mas a sua aplicação na prática é dificultado pela sua resposta não linear, exigindo uso de tabelas de correção. Outro método é a conversão da leitura usando uma rotina matemática de linearização. Vamos usar este último método, por meio da fórmula de Steinhart-Hart, que pode ser simplificada para:

1/T = 1/To + 1/B ln(R/Ro) ;

onde:
T= Temperatura a ser mostrada no LCD (em Kelvin)
To= temperatura do NTC a 25ºC em Kelvin (298,15K)
B= Parâmetro Beta fornecido pelo fabricante do NTC
Ro= Resistência do NTC a 25ºC em Kelvin (298,15K)
R= Resistência do NTC na temperatura a ser medida
ln= Logaritmo Natural

O cálculo exige uso de ponto flutuante (variáveis do tipo ‘float’) com um gasto considerável de espaço na Flash do PIC.
Por causa disto, foi necessário usar o PIC 16F688, com memória de 4 Kbytes.
A faixa de operação será dada pelo tipo de sensor NTC usado, que poderá ser encontrado em valores típicos como -40Cº a 150ºC. Também a precisão será melhor usando NTC de 1% ou menos e o resistor pullup também de 1% de tolerância.
Caso use um NTC com B diferente de 3950, então deverá alterar no ‘define’ da rotina de medição e recompilar no CCS C Compiler, para obter um novo arquivo hex.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

TERMÔMETRO_NTC_FILES

Manuais:
PIC16F688
LCD16X2 WH1602B DATASHEET

Curiosidades:
A fábrica da morte
De uma missão suicida para uma missão de paz
Fim do mundo — do que as pessoas têm mais medo
O homem que desvendou os segredos do sistema solar
Diversão saudável sobre duas rodas
Pneus — sua vida pode depender deles!

Outros assuntos:
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando seu filho faz perguntas sobre a morte
O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo?
Como se dar bem com seus irmãos?
O que é preciso para entender a Bíblia?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões
‘Não falhou nem uma única palavra’

Até o próximo artigo!

10 comments on “TERMÔMETRO USANDO NTC – C/ PIC 16F688 (REF243)

  1. Ola Claudio, estive dando uma olhada existe um integrado dedicado MAX6675, que por sinal o preço também é bem dedicado rsrs.. Estive olhando um projeto que vc postou que usa o lm35 que pelo datasheet vai até 150° teria como colocar nesse A chave tactil com um temporizador ajustável não precisa ser tão preciso, até uns 20 minutos e no final da temporização tocar 3 bips ou algo semelhante?
    Sérgio

    1. Olá Sergio!
      Pelo que você escreveu anteriormente, a tua necessidade é de 150 a 160 graus centígrados. Fazer o LM35 trabalhar no gargalo não é bom para ele, pois é o limite máximo dele. Você praticamente terá que trabalhar no máximo, sendo que a regulagem para baixo não será usado. Neste caso ficaria mais fácil usar um sensor bimetal para 150 ou 160 graus, do tipo usado em micro-ondas (fixos – com dois terminais como KDS301 150°). Com o forno em temperatura fixa, você usaria um timer para avisar quando o tempo acabou.
      Senão, pensar em outro tipo de sensor que atinja pelo menos 300 °C.

      Cláudio

  2. Bom dia Claudio, como sempre mestre! deixa eu te perguntar, tenho um forno elétrico onde uso ele para fazer a cura do adesivo em smd quando faço placas que usam esses componentes e tenho que ajustar a temperatura entre 150° à 160° e manter essa temperatura, aí coloco dentro as placas no forno e uso o cronômetro do celular para contar o tempo! funciona mas gostaria de usar um termostato para controlar a temperatura do forno e um botão N/A que quando apertasse contasse um tempo definido em ajuste no programa e tocasse um alarme no final da temporização informando para retirar as placas e depois ficasse em prontidão para nova temporização e repetisse o a temporização sucessivamente! não sei se consegui me fazer entender.
    Abraço

        1. Olá Sergio!
          Creio que para esta temperatura não seja possível. Os que eu conheço são feitos para operarem em uma faixa de temperatura de – 50 a +105°C.
          Cláudio

          1. Olá Sergio!
            Como pretende condicionar o sinal do termopar (amplificação e compensação da junção fria)? Algum integrado dedicado?
            Cláudio

Comments are closed.

Back To Top