TINY TACHOMETER – TACOMETRO COM PIC 12F675 E LCD (REF224)

Medindo rotações com poucos componentes…
Esta montagem mostra uma forma de medir rotações de um eixo usando um PIC de 8 pinos e um LCD 16×2. Trata-se de um tacômetro digital experimental, cuja escala permite medir de 60 a 64000 rpm. Veja o esquema abaixo:

O esquema mostra quão simples é esta montagem, usando apenas um PIC 12F675, um LCD 16X2 e um sensor magnético do tipo ‘Hall’, mais alguns resistores e capacitores.
Para obter uma melhor precisão na medição foi usado um cristal de 4 Mhz.
O sensor magnético trabalha em conjunto com um imã preso ao eixo, o qual será o alvo da medição. Cuidado deve ser tomado em medidas de alta rotação, pois o imã pode ser arrancado pela força centrifuga. Prefira imã pequeno, com pouca massa. Qualquer sensor hall semelhante ao USG3141 poderá ser usado (colocando um resistor pullup de 10k, pois estes são ‘open coletor’). No teste, usei um ‘276’ retirado de um ventilador de fonte de PC.
O método de medição empregado consiste em se medir o período entre 2 pulsos positivos consecutivos. Inicialmente, tentei usar o método tradicional de usar um timer para contar os pulsos externos em um pino de entrada. Funciona bem, mas com o uso de um único pulso por volta, as medições serão múltiplos de 60. Isto acontece por que cada pulso de entrada será multiplicado por 60.
Em outras palavras, se a medição for 700 rpm, ela pode variar repentinamente para 640 ou 760.
Tentei então o método de medição do período obtendo melhor resultado neste aspecto.
O princípio de funcionamento é o seguinte:
1) O programa aguarda o pino de entrada ficar em nível ‘1’.
2) Liga o timer1 para contar com clock interno do PIC.
3) Aguarda o pulso negativo e o próximo positivo.
4) Desliga o timer1.
5) Usando a matemática, do período obtemos a frequência, pois f=1/período.

Podemos substituir o sensor hall por um sensor óptico para medir a rotação, pelo método de reflexão. Veja o esquema abaixo:

Um led ligado é apontado para o eixo e a reflexão da luz emitida é recebida por um fotodiodo ou fototransístor. Deverá ser colocado uma fita branca em um eixo de cor escura, ou uma fita preta em um eixo de cor clara, para produzir um pulso a cada volta.

Também, poderá ser construido o sensor óptico pelo método da interrupção de luz. Um disco opaco a luz é preso ao eixo. Tem apenas um furo que permite passar a luz do led para o fototransistor. A cada volta é gerado um pulso para o tacômetro.
Esta opção pode ser vista no esquema abaixo:

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TINY_TACHOMETER_FILES

Manuais:
PIC 12F675
UGS3141
AH276

Curiosidades:
O ciclo de vida da cigarra-periódica
Uma visita ao Quirguistão
A vida boa da preguiça
Os desastres naturais e o fator humano
Sevilha — portal de acesso às Américas

Outros assuntos:
Como ajudar pessoas com transtornos de ansiedade
Mudanças que os filhos trazem ao casamento
Qual é o sentido da vida?
As experiências de quase morte são visões de outra vida?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Sempre agradeça

Até o próximo artigo!

10 comments on “TINY TACHOMETER – TACOMETRO COM PIC 12F675 E LCD (REF224)

    1. Olá Alberis!
      Um timer de 4 canais? Poderia compartilhar o funcionamento e a aplicação de um tal dispositivo?
      Cláudio

        1. Olá Alberto! Obrigado por compartilhar. Seria um tempo para cada boca do fogão ? Vai automatizar o fogão?
          Cláudio

  1. :mrgreen: Olá Claudio, duvidas… Montei no Breadboard este exemplo mais no lcd aparece os caracteres bem fraquinho, consigo ver mais não da contraste, testei alguns modelos de lcd que tenho aqui mais sem resultado, já alterei os capacitores e resistores e também o trimpot de ajuste,e fica o mesmo e me recordei uma vez que vc me passou algo sobre a frequência de clock que envia os carácter estava muito alta, seria mais ou menos isto mesmo???

    1. Olá foxconn!
      Na montagem que fiz com o lcd indicado não encontrei este problema. Verifique a ligação do potenciômetro ao pino de contraste do lcd. Verifique se não tem aquela película plástica protetora sobre o lcd que deixa meio embaçada se não for retirada.
      Caso tenha alterado o programa, certifique que haja um delay de apresentação de pelo menos 100 milisegundos entre as leituras.
      Cláudio

  2. :mrgreen: :mrgreen: Olá Claudio, Valeu ai por mais este exemplo bem reduzido os componentes e uma forma bem bolada de uso do lcd com poucos pinos, vamos aos testes e te reporto os resultados, obrigado mesmo por mais esta ajuda. Abraço….

Comments are closed.

Back To Top