BONECA BEBEZINHO – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 12F675 (REF212)

Para a alegria das crianças…

O objetivo desta montagem é produzir som de choro ou de riso, de um bebezinho. O inteiro circuito poderá ser montado em uma plaquinha de circuito impresso. Esta poderá ser então adaptada dentro de uma boneca plástica comum, mais um suporte para 4 pilhas AA (ou menores) e um pequeno alto falante.
Esta parte da adaptação e uso ficará por conta de cada hobista, sendo que doravante nos ateremos apenas ao circuito e seu programa. Veja o esquema abaixo:

Foi usado um PIC 12F675 para ler uma EEprom externa (24c512 com comunicação I2C), onde foi previamente gravado os 2 sons – choro e riso. Os sons foram gravados com amostragem de 17420 Hertz, 8 bits, mono. Como este PIC não dispõe de módulo PWM, foi usado o recurso de emular por software a função PWM.
Para acionar a reprodução, foi pensado em se usar um sensor de posição do tipo ‘esfera móvel’. Este é mais seguro que os sensores de mercúrio liquido, em especial porque serão crianças que irão manusear e poderá ocorrer acidentes que venham a liberar o mercúrio tóxico.
Este sensor deverá ser montado na placa de tal maneira que ligue os contatos com a boneca na posição ‘deitada’. Ao ‘levantar’ a boneca, deverá desligar os contatos.
A saída de som pode ser feita com apenas um transistor, mas terá pouca eficiência, sendo necessário escolher bem o alto falante e o local da montagem dele, para se obter um som com volume razoável.
Já a opção com o LM386 produz um som mais alto, apesar de se usar mais componentes adicionais.
Para gravar a EEprom 24C512, use o programador PonyProg2000, abrindo o arquivo fornecido na pasta de arquivos da montagem. Nesta pasta, encontrará também o arquivo .hex para ser gravado no PIC.

Caso deseje, poderá ver um vídeo caseiro com o funcionamento do circuito na placa experimental clicando aqui.

Obs. Esta montagem é de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a ter bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo uma pasta zipada com os arquivos desta montagem, usando compilador C da CCS:

bebe_sound_files

Manuais:
PIC12F675
EEprom 24c512

Curiosidades:

O rio que teve seu curso invertido
Coleta da água da chuva — métodos antigos e modernos
Como era a vida dos escravos no Império Romano?
As viagens de Ibn Battuta
As cidades: Por que estão em crise?
Sal — produto da ação do sol, mar e vento
O banho de sauna — no passado e no presente
Uma visita à “cidade mais antiga da Rússia”
Uma ponte inigualável que mudou uma ilha

Outros assuntos:

A Origem da Vida — Cinco Perguntas Que Merecem Resposta
Você poderá entender a Bíblia?
Boas Notícias de Deus para Você!
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Meu Livro de Histórias Bíblicas
A Vida — Teve um Criador?
Como ajudar seu filho a passar pela puberdade
Ouça Leituras Bíblicas Dramatizadas
Vídeo: ‘Eu estava cheio da minha vida’
Vídeo: Um novo começo
Ouça leitura da Bíblia dramatizadas
JWBroadcast

Até o próximo artigo!!!

6 comments on “BONECA BEBEZINHO – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 12F675 (REF212)

  1. Claudio bom dia! eu comprei um boneca para presentear minha esposa mas ele está com problema não fala mais. Tem como conserta esta boneca para ela voltar a falar? o nome da boneca é Mimadinha da Estrela.

    Agradeço se puder ajudar.

    1. Olá Ismar!
      Sinto muito mas não trabalho com isto. Sugiro que procure quem lhe vendeu e peça garantia do produto. Ou talvez poderá obter os serviços do Hospital de bonecas, ou outras empresas que trabalham com isto. Também, se algum leitor for deste ramo, poderá se pronunciar para que entre em contato com você.

      Cláudio

  2. Olá Cláudio, já li quase todos os seus artigos, fiz uma boa parte deles mas este ficou como um desafio que não consigo resolver já que as memórias que tenho aqui são do tipo spi como o 25l1606e e queria fazer ela trabalhar com o 16f676 usando o mesmo método pwm deste artigo, é possível? tens como lançar essa idéia. Tudo que eu consegui foi ruídos.

    1. Olá Fernando!
      As memórias spi exigem mais pinos para serem conectadas ao pic, por isso não foi possível usa-las com o 12f675. Mas com o 16f676 acredito ser possível por ter mais ports. Como os tempos são críticos, necessita de XTAL 20 MHz, além de acesso aos bytes sequencialmente, após ter apontado o local dos dados a serem reproduzidos. Confira se realmente está conseguindo acessar os dados. Um erro neste acesso poderia gerar somente ruído.
      Cláudio

  3. lario projeto legal, dar pra fazer a turminha rir bastante valeu.
    apenas uma perguntinha, dar para usar no cartão sd tambem?

    1. Olá José Luiz!
      Esta montagem visa uma aplicação “embarcada”, dentro da boneca, por isto foi optado por uma eeprom de 8 pinos. Ao meu ver, sairia muito mais caro usar um cartão sd do que a eeprom 2 4c512. Por isto não pensei em fazer uma versão para sd card. Talvez em uma outra aplicação do mesmo estilo que necessite de muito mais capacidade de memória.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top