CONTROLANDO CARGAS EM CORRENTE CONTÍNUA (CC) USANDO UM ÚNICO INTERRUPTOR (MODO PWM )- C/ PIC 12F675 (REF200)

Obtenha 6 níveis de potencia através de um único interruptor…

Observando vários eletrodomésticos com eletrônica embarcada (embedded sofware), notei que muitos usam um simples interruptor para controlar várias velocidades de um motor elétrico. Tome como exemplo um ventilador. Com um aperto na tecla colocada no painel, a velocidade muda de desligado para a velocidade ‘1’, outro aperto, para a velocidade ‘2’ e assim sucessivamente, até voltar a posição ‘desligado’.
Esta montagem mostra um opção de controle de potencia com 5 velocidades fixas, para uso em motores CC. A saída de controle (pino 5) usa o metodo PWM, e neste caso, com uma frequência de trabalho próxima de 1 Khz. Como o PIC 12F675 não dispõem de módulo PWM no seu hardware, foi necessário implementa-lo por meio de software, com ajuda das interrupções do timer 0.
Veja como ficou vendo no esquema abaixo:

No pino 4 temos um interruptor de pressão, que ao ser pressionada, produzirá na saída (no pino 5) um dos seguintes níveis de potencia: 0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%. A cada toque irá aumentar o ‘duty cicle’ da saída até o valor máximo e no aperto seguinte irá retornar a zero. São necessários 6 toques para completar o ciclo todo.
Para visualizar qual rotação foi escolhida, foi acrescentado 5 leds para indicação visual. Irá acender o led correspondente a rotação selecionada. No pino 3 pode ser colocado opcionalmente, um disco piezoelétrico para gerar um ‘bip’ a cada aperto do interruptor de seleção. Para controlar a corrente do motor CC, pode ser usado um transistor NPN de potência. Escolha o modelo conforme a corrente máxima do motor. Outra opção é o uso de transistor MosFet como o IRF640 ou similares. No esquema acima temos um transistor TIP41 para uso com pequenos ventiladores CC de 12 volts, destes usados em cabines de caminhão.
Não esqueça de colocar um dissipador térmico no transistor de tamanho adequado, se for usado motores com correntes maiores.
O PIC deve ser alimentado com 5 volts obtidos por meio de um regulador 78L05 da tensão CC usada no motor (12 v).
Obs. Este arquivo é de natureza didática,sendo montado em placa de testes experimentais (tipo ‘Protoboard’), estando sujeito a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos para compilador CCS C e XC8. Estes podem ser alterados conforme a necessidade dos hobistas.

Segue abaixo uma pasta com os arquivos desta montagem, com opção para compilador CCS C e outra para MplabX (XC8):

PWM_SW_6P_LEDS_FILES

Manuais:

PIC12F675

Curiosidades:

A siba e sua habilidade de mudar de cor
Uma visita a Liechtenstein
Como as cores afetam você?
Tingimento de tecido — no passado e no presente
Batique — o incrível tecido da Indonésia
Cinco sugestões para conseguir um emprego
Os elementos químicos surgiram por acaso?
O projeto maravilhoso da molécula de hemoglobina

Outros assuntos:

Como fazer verdadeiros amigos
A atitude faz diferença
O que é o céu? O que as pessoas dizem?
Como aumentar minha autoestima?
Como contribuir para a paz na família
Os desafios de uma família com enteados

Vídeos Educativos para assistir com seus filhos pequenos

Até o próximo artigo!!!

Back To Top