CONTROLADOR DE SERVOS II – P/ USO COM CÂMERAS DIGITAIS – COM PIC 12F675 (REF195)

Dando movimento aos “olhos da segurança” com mais facilidade…

Esta montagem é um aprimoramento do artigo “CONTROLADOR DE SERVOS P/ USO COM CÂMERAS DIGITAIS “, tendo como principal mudança a substituição dos 4 interruptores por 2 potenciômetros. Veja o esquema abaixo:

Estes potenciômetros podem ser conjugados, como aqueles usados nos controles de video game PS. Com apenas um dedo é possível acionar tanto para os lados como para cima ou baixo.
Uma outra opção de montagem pode ser feita usando uma chave seletora tipo HH, onde selecionamos o Joy Stick ou 2 potenciômetros para colocar a câmera em uma posição fixa. Esta forma esta esquematizada abaixo:

Caso queira outros valores de excursão dos servos, ou ainda alterar a velocidade de acionamento, poderá alterar nos ‘defines’ estes valores conforme o modelo de seu ‘Pan Tilt’ ou sua adaptação. Serão estes valores disponíveis:

//limites de excursão dos servos horizontais e verticais
#define lim_minv 35 //determina o limite horário max. do servo vertical
#define lim_minh 35 //determina o limite horário max. do servo horizontal
#define lim_maxv 190 //determina o limite anti-horário max. do servo vertical
#define lim_maxh 190 //determina o limite anti-horário max. do servo horizontal
#define lim_initv 105 //posição pós reset do servo vertical
#define lim_inith 105 //posição pós reset do servo horizontal
#define p_total 220 //determina o período total (aprox.18 ms))
#define vel_inc 5 //determina a velocidade da atuação dos potenciômetros

Depois de alterar, não esqueça de recompilar usando o MplabX_Ide, e usar o novo arquivo Hex gerado.
Os potenciômetros devem ser montadas próximas ao pic, enquanto as saídas dos servos podem ser levadas por uma distância considerável, por meio de cabos blindado de 3 fios, até o servomotor. Use uma fonte de alimentação de 5 volts para alimentar o circuito.
Obs. Esta montagem é de natureza didática, sendo realizada apenas em placa de montagem experimentais (do tipo Protoboard), sujeito a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos desta montagem, podendo ser alterados conforme a necessidade dos hobistas.
Atenção: Antes de fazer placa de circuito impresso, teste em placa de montagem experimental e veja se o circuito atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, compilados com MplabX (XC8 Compiler):

SERVO_CAMERA_II_FILES

Manuais:

PIC12F675
servomotor
Pan Tilt Camera

Curiosidades:

A Vida — Teve um Criador?
As baleias estão aqui!
Por que voltaram?
Muito limpo é limpo demais?
Para onde vai a água?
Faça sua parte por manter a casa limpa
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Alguém tem um lápis?
Obras-primas “pintadas” com pedras
A arca de Noé e a arquitetura naval
Como surgiu a moderna indústria do diamante
Mestres na arte de pescar

Outros assuntos:

A alma é imortal?
A mentira que tornou Deus cruel
Converse com seus filhos sobre sexo
Brigas na família — Por que acontecem?
O que há de errado nos costumes do Natal?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Ensine valores morais a seus filhos

Vídeos Educativos para assistir com seus filhos pequenos

Até o próximo artigo!!!

8 comments on “CONTROLADOR DE SERVOS II – P/ USO COM CÂMERAS DIGITAIS – COM PIC 12F675 (REF195)

  1. larios montei este tesmostado com lcd 16×2 fusina muito bem so q no caso meu teria q cer para um taque frefriador de leite fuciana asi 2.8 craus desliga 4.7 craus liga mais deu tudo certo no rele tem duas opiçao so ficou inverso no displey parabeis deus abençoi

    1. Olá Wesley!
      Agradeço o retorno sobre sua montagem. Fico feliz que esteja sendo útil. Você disse que está funcionando mas está inverso o que?
      Cláudio

  2. Olá Claudio montei esta versão com potenciômetro e estou usando dois servos futaba s148 e esta funcionando muito bem usei o hex publicado por você .Excelente projeto ficou 10 .
    até mais Edmilson

  3. Aparentemente mais da metade do projeto já está feito:

    “PISCA-PISCA COM VÁRIOS EFEITOS PARA FINS DE ILUMINAÇÃO DECORATIVA- COM PIC 12F675 (REF177)”

    Falta só acrescentar uma entrada que saiba interpretar os pulso variáveis entre 900 e 2200ms! kkk

  4. Desculpe a última mensagem, talvez fique um pouco confusa pra vc, então vou esclarecer! Sou também aeromodelista, e no trecho onde escrevo: “…Quero fazer uma chave de acionamento eletrônico de luzes (LED de potência) a ser acoplado em um canal do receptor!…” me refiro ao canal do receptor de um aeromodelo! quero embarcar essa chave no meu aeromodelo para que em pleno vôo eu consiga comandar as luzer do mesmo!

  5. Olá Lários!

    Sempre vejo suas publicações, acho elas muito interessantes!
    já deu pra perceber que vc compreende o funcionamento dos servos de aeromodelismo! Sou fã de eletrônica, no entanto não tenho muito talento com a mesma, já comprei uma placa de desenvolvimento para PIC já comprei um gravador pickit2 e já aprendi alguma coisa na programação em C. Gostaria de fazer uma sugestão de publicação em seu Blog, que de quebra me dará luz pra fazer algo de que estou precisando! vc poderia desenvolver um projeto que use um PIC pequeno e simples(talvez o PIC 12F629 ou 675) de preferência o tipo SMD. Quero fazer uma chave de acionamento eletrônico de luzes (LED de potência) a ser acoplado em um canal do receptor! tenho ideia para 3 versões, dai cabe ao amigo desenvolver essas versões.
    Na primeira versão, a mais simples, a chave eletrônica estará em “off” LED apagado, quando os pulsos estiverem abaixo de 1500ms e “on” LED aceso quando estiver acima desse valor.
    A segunda versão, a chave estará apagada com pulsos entre 900 e 1300ms. “on1” entre 1300 e 1700ms. “on2” entre 1700 e 2200ms, sim são duas condições diferentes para a saída! na primeira “on1” o led pisca e na segunda “on2” aceso contínuo!
    Na terceira versão, bem mais complexa, os pulsos estando abaixo de 1500ms seria “off” dai, acima deste valor, seria “on”, porém, a cada acionamento, eu teria sequencia diferente, digamos o uso de um led RGB, por exemplo, on: liga red piscando! off on: liga greem piscando! off on: liga blue piscando: off on: liga red continuo! off on: liga greem contínuo… etc completado um ciclo, tudo desligdo, até que se dê on novamente repitindo o ciclo (espero que tenho conseguido me explicar aqui) Então, basicamente, é isso. espero que vc possa desenvolver isso, sei que tem conhecimento, não sei se terá tempo. por favor se for desenvolver, não utilizar a linguagem assembly, pois não sei programar nela, usar linguagem C que eu entendo um pouco e já programei alguns PIC com sucesso nessa linguagem!

    1. Olá Pauleiras!
      Obrigado por sua sugestão de projeto. Vai para o ‘caderninho’, e quem sabe, para um futuro artigo.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top