FAÇA UM TERMÔMETRO DIGITAL USANDO LM35 – COM PIC 16F676 E 7 SEGUIMENTOS (REF191)

Um simples termômetro didático para você montar…

Usando um sensor LM35 fica muito simples construir um termômetro que pode ser usado para obter temperaturas ambientes ou outros fins.
O esquema abaixo mostra a simplicidade da montagem:

O sensor de temperatura LM35 prove uma saída de 10 mVolts por grau centigrado. Então, com ajuda do conversor analógico/digital interno do PIC 16f676 (canal 0) ficou fácil digitalizar a temperatura. Nesta primeira montagem, foi usado 3 displays de 7 seguimentos. A escala de temperatura abrangida será de 00.0 a 99.9 ºC.
Mas note que todos os pinos foram utilizados, não se podendo usar um pino para voltagem de referência externa. Assim, foi usado o VCC de 5 volts como referência. Mas no que isto implica? Vamos analisar a conversão obtida:

Sendo:

Vref=5 V
Resolução= 10 bits ou 1024

Quanto valerá um bit convertido?

bit convertido= Vref/ (resolução -1)

No nosso caso:

5/(1024-1) = 4,8876 mV

Obtemos então, com esta tensão de referência, quase 5 mV por bit. O que isto significará? Que o máximo que poderemos ver no dígito após o ponto será de 0,5 em 0,5 graus entre leituras sucessivas com mudanças na temperatura.
O que poderia ser feito para melhorar a apresentação deste dígito pós virgula? Usar uma tensão de referência menor, que possa corresponder a uma mudança de 0,1 graus. Neste caso, fica óbvio que se for usado uma tensão de 1,023 Volts teremos o valor de 1 mV por bit convertido. Veja a formula com os novos valores:

1,023/1,024-1)= 1 mV

Mas lembrando que com 3 dígitos e usando o PIC16f676 não temos mais pinos disponíveis. Em vista disto, parti para uma segunda montagem com apenas 2 dígitos funcionais e um dígito indicador de graus e pontos (letra “C”). Este display deverá ser montado invertido, de modo que seu ponto fique para cima. Veja como ficou no esquema abaixo:

Para obter a tensão de referência usando o próprio Vcc, foi acrescentado um ‘trimpot’, que deverá ser ajustado o mais próximo possível do valor 1,023 V no pino 12.
Talvez se pergunte do porque colocar um ‘trimpot’ para obter a Vref quando se usa apenas 2 dígitos? Realmente, poderíamos apenas eliminar o ultimo dígito e o ponto da montagem anterior. Mas o objetivo foi deixar aberto a possibilidade de usar um pic com mais pinos como o 16f818, por exemplo. Ou mesmo, multiplexar 3 dígitos com apenas 2 pinos do pic (usará mais alguns transistores e diodos). Devemos levar em conta que também teremos, mesmo com 2 dígitos, uma leitura mais precisa nas mudanças de temperatura. Por ora, resolvi postar o que já tinha conseguido. Quem sabe voltaremos a este tópico futuramente.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado em placa experimental (do tipo ‘protoboard’), sujeita a bugs ainda não detectados.Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados pelos hobistas, segundo suas necessidades. Antes de fazer a placa de circuito impresso, monte em placa experimental e teste para ver se atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos da versão 3 dígitos funcionais, usando compilador CCS C:

termo_v1_CCS_files

Segue pasta com os arquivos da versão 2 dígitos funcionais mais o dígito para ponto e letra “C”, usando compilador CCS C:

termo_v2_CCS_files

Segue pasta com os arquivos da versão 3 dígitos funcionais, usando compilador XC8 da Microchip (free):

termo_v1_XC8_files

Segue pasta com os arquivos da versão 2 dígitos funcionais mais o dígito para ponto e letra “C”, usando compilador XC8 da Microchip (free):

termo_v2_XC8_files

Manuais:

PIC16f676
LM35

Curiosidades:

Uma visita à ilha do vidro
Cerveja — a história da bebida dourada
Baunilha — qual a sua origem?
Kimchi — A comida apimentada favorita dos coreanos
Visita a uma farmácia chinesa
Alfazema — bálsamo para os sentidos
A diversidade do pequeno amendoim
Quando as substâncias químicas causam doenças
Perguntas Bíblicas Respondidas

Outros assuntos:

Três perguntas que as pessoas gostariam de fazer a Deus
Em foco: Família
Um conceito equilibrado sobre o dinheiro
Como ensinar seus filhos a ter autocontrole
Tolerância
Como lidar com a solidão
Como superar o medo da morte?
Como posso superar uma tragédia?

videos:
Seja esperto: saiba usar as redes sociais
O que é um amigo de verdade?
Proteja seus filhos
‘Eu estava cheio da minha vida’
Vejo a vida com as mãos
Sem Sangue: A Medicina Encarou o Desafio
Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes
Tratamentos Alternativos à Transfusão: Atendendo às Necessidades e aos Direitos do Paciente

Até o próximo artigo!

3 comments on “FAÇA UM TERMÔMETRO DIGITAL USANDO LM35 – COM PIC 16F676 E 7 SEGUIMENTOS (REF191)

  1. Boa tarde Larios! Primeiramente parabéns por esses projetos ricos em detalhes! Eu posso usar um 16F628A ao invés do 16F676? Dês de já Obrigado.

    1. Olá Leleandros!
      Infelizmente não poderá porque o 16f628a não dispõem de conversor analógico/digital como um dos seus periféricos.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top