SENHA ELETRÔNICA TIPO COMBINAÇÃO DE COFRE – C/ PIC 16F628A (REF185)

Mais uma opção alternativa de senha de acesso…

Quem já não ficou curioso em saber como se abre um cofre? Muitas vezes vemos em filmes pessoas usando um estetoscópio para ouvir o click da combinação! Olhando a sucata, encontrei um mouse que utilizava um ‘encoder’ de 3 pinos e pensei em fazer alguma coisa com ele.
De imediato veio na mente que poderia construir uma senha do tipo ‘combinação de cofre’ usando este ‘encoder’. Seria uma boa maneira de acessar a senha, já que o objetivo é usar movimentos rotativos para esquerda e direita.
Veja abaixo como ficou o esquema da montagem:

Foi usado a própria roldana do mouse como knob para o encoder. Virando no sentido horário deverá incrementar a contagem e virando ao contrário (anti-horário) deverá decrementar. Se estiver ao contrário, deverá trocar a ligação “A” com a “B” do encoder. Nos arquivos fornecidos abaixo, temos duas versões, sendo uma usando display de 7 seguimentos com cátodo comum e a outra com ânodo comum.
Ao montar o circuito, programe o pic com a versão escolhida. Ao ligar o circuito, o display deverá mostrar ’00’. Após alguns segundos, deverá apagar o display e permanecer apagado até que o encoder seja movimentado para esquerda ou direita. Ao voltar a visualizar, mostrará ’00’ (resetou os valores).
Para usar a senha, primeiro devemos programar a senha. Para isto, aperte momentaneamente o botão “prog”. O display passa a piscar e pronto para introduzir a nova senha. Siga estes passos, e como exemplo usaremos a senha 78 – 23 – 01 :

1) Gire somente sentido horário até o primeiro número da senha, no caso ’78’.
2) Gire somente sentido anti-horário até o segundo número da senha, no caso ’23’.
3) Gire somente sentido horário até o terceiro número da senha, no caso ’01’.
4) Gire somente sentido anti-horário um dígito (no caso ’00’) para entrar gravar a senha.

O display para de piscar e o relé é acionado, para indicar que a nova senha está operando.
Após o desligamento do relé, poderá introduzir a senha e testar o seu funcionamento.

Repita, introduzindo a senha da mesma forma que foi programada, sem apertar o botão ‘prog’.
Após o quarto passo deverá acionar o relé pelo tempo que o display fica ligado.

No arquivo ‘C’ temos opções que o usuário poderá alterar, conforme deseje, sendo estas as opções:
1) Versão para display cátodo ou ânodo comum.
2) Alterar o tempo que display fica ligado.
3) Saída pode desligar por tempo ou manter ligado até que seja acionado o encoder.
4) A quantidade de números pode ser alterada entre 1 a 8, alterando o ‘ #define ‘n_dig’ 3 ‘

Lembre que, após alterar o arquivo ‘C’, este deverá ser recompilado para gerar novo arquivo hex.
O relé poderá acionar fechaduras elétricas em portões e portas. Também poderá ser usado como acionamento alternativo de um portão automático, ligando os contatos do relé na ligação de ‘botoeira’ da placa de acionamento do portão. Como entretenimento, poderá acionar uma campainha, para os amigos ‘tentarem’ acerta a senha correta.
Obs. Esta montagem é de natureza didática, sendo montada e testada apenas em placa de montagem experimental (do tipo breadboard), estando sujeito a bugs ainda não observados. Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.
Atenção: Antes de fazer placa de circuito impresso, monte em placa experimental e teste com o objetivo de certificar que a montagem atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

COMB_COFRE_FILES

Em 02/06/2017 foi realizado atualizações no arquivo acima, permitindo agora o modo retenção na saída. Ao descompactar a pasta verá duas outras pastas. Escolha a pasta conforme o tipo de display de sete seguimentos: de ânodo ou cátodo comum. Dentro de cada pasta encontrará 3 arquivos hex prontos:
1) ‘comb_cofre_retencao’ – versão retenção (alterna a situação da saída cada vez que entra com a senha correta – ‘toggle’)
2) ‘comb_cofre_girando’ – versão que desliga girando o encoder. Coloque a senha correta. Acionará a saída. Espere o display apagar. Gire o encoder como se fosse colocar uma senha nova para qualquer lado. A saída será desligada.
3) ‘comb_temporizado’ – versão que desliga com tempo – Ao inserir a senha correta ligará o relé. Abra o cofre. Ao apagar o display após alguns segundos, também desligará a saída.
Segue abaixo a pasta compactada contendo os arquivos atualizados em 02/06/2017:

COMB_COFRE_V2

Clique abaixo para ver as fotos cedidas gentilmente pelo Sr. Cam Mitchel, desta montagem, realizadas em placas de circuito impresso de sua autoria:
Foto1
Foto2
Foto3

Manuais:
Pic 16f628a
encoder ALPS

Curiosidades:
A luta do homem para aproveitar o vento
Vamos dar uma volta de riquixá?
Aquedutos romanos — maravilhas da engenharia
O desafio de alimentar as cidades
Como se proteger contra fraudes
Débito de sono — um problema crescente?
A longa soneca da ursa
Tentar encontrar erros me levou à verdade

Outros assuntos:
Como ser educado ao trocar mensagens de texto
Como se livrar do ressentimento
Como ensinar seu filho a usar a internet com segurança
O que é a batalha do Armagedom?
Aprenda a perdoar

Encontre respostas as suas perguntas bíblicas
Assista vídeos educativos com seus filhos

Até o próximo artigo!!!

3 comments on “SENHA ELETRÔNICA TIPO COMBINAÇÃO DE COFRE – C/ PIC 16F628A (REF185)

  1. Ola. tentei fazer este projeto em ASM e tive problemas. fui pesquisar e vi que se inverter B e C do encoder, fica assim: A=data, B=clock, aí fica fácil: quando ck subir, basta “olhar” data: se estiver alto, sentido horário e vice-versa. Obrigado. Ótimos projetos, parabéns.

Comments are closed.

Back To Top