RELÓGIO ESCOLAR – AUTOMATIZADOR DE SIRENE – COM PIC 16F628A E DS1307 (REF183)

Proporcionando praticidade e precisão no gerenciamento da sirene sinalizadora de períodos de aulas …

Quem não se lembra da hora do recreio! Alguns momentos antes ficávamos esperando ansiosos o toque do sinal!
Atualmente, com a ajuda de microcontroladores fica mais fácil implementar um sistema de automatização de toques deste tipo de sinal, para uso em escolas. Através de um rele na sua saída, poderemos acionar uma sirene escolar ( do tipo usado em ambulancias) ou mesmo uma simples campainha do tipo ‘cigarra’.
Veja como ficou o esquema para esta montagem:

Em princípio, montamos um relógio com calendário usando um circuito integrado RTC chamado DS1307 em conjunto com um pic 16f628a, e visualizamos as informações através de um LCD 16×2. A programação é realizada por meio de 6 interruptores ligados ao circuito.
O programa permite que seja feita o ajuste de até 31 horários de acionamento diferentes, sendo o tempo de acionamento também programável de 1 a 30 segundos. No modo ‘uso’, o LCD mostra na linha superior as horas, minutos e segundos. Na linha inferior temos um ‘*’ se o interruptor ‘sábado’ estiver ligado (indicando que a programação irá funcionar também no dia de sábado). Em seguida, mostra o dia da semana usando 3 dígitos (ex. ‘SEG’ para segunda-feira), e o calendário com dia, mês e ano.
Ao apertar o botão ‘menu’ passamos para o modo de programação. O horário passa a piscar e através dos botões seg’, ‘min’, ‘hora’ podemos alterar os valores. Outro aperto no botão ‘menu’ fará que o dia da semana fique piscando, pronto para ser alterado pelo aperto de qualquer um dos botões ‘seg’, ‘min’ ou ‘hora’. Mais um aperto em ‘menu’ permitirá o ajuste do tempo de acionamento da sirene ligada. Ainda mais outro aperto levará a programação de um horário de acionamento, sendo o total de 31 possíveis horários. Note que ao apertar o botão ‘menu’ por mais de 5 segundos levará a sair do modo de programação de forma antecipada. Isto é prático quando queremos ajustar apenas o relógio sem mexer na programação dos horários de sinais. Um detalhe importante é que temos que ir até ‘ajuste de tempo da sirene’ para então apertarmos por 5 segundos para sair, se queremos gravar as mudanças realizadas no relógio e calendário. Após programar a posição 31 e acionar novamente o botão ‘menu’ também sairá do modo de programação.
Na programação de horários usamos o botão ‘l/d’ para ligar ou desligar o horário ajustado. Os horários não utilizados devem ser desligados de modo que mostre a letra ‘D’ no display. Senão, ficarão operando mesmo que estejam em 00:00:00 (meia-noite vai tocar a sirene).
O programa não permite o acionamento da sirene aos domingos e nos sábados somente se o interruptor ‘sábado’ estiver acionado.
Isto permite um pouco de descanso para os vizinhos da escola, que poderão dormir mais tarde sem serem incomodados pelos toques de sirene desnecessários.
O rele de saída deverá ter contatos que suportem a corrente da sirene ou cigarra a ser utilizada. A alimentação poderá ser feita com uma destas fontes que ficam direto na tomada, de 110 volts para 12 volts ou mesmo usando um transformador montado na placa, com os diodos retificadores e capacitores de filtro tradicionais.
Obs. Este circuito é experimental e didático, sendo montado e testado apenas em placa do tipo protoboard, sendo sujeito a bugs ainda não observados em uso. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados pelos hobistas segundo as suas necessidades de uso.

Segue a pasta com os arquivos desta montagem (Compilador CCS C), atualizado em 07/11/2015 (retirado bug de disparo as 00:00:00 hs):

relogio_escolar_ds1307_v2

Segue a pasta com os arquivos desta montagem (Compilador XC8), atualizado em 07/11/2015 (retirado bug de disparo as 00:00:00 hs):

RELOGIO_ESCOLAR_DS1307_XC8_v2

Manuais:

Pic 16f628a
DS 1307
Lcd 16×2
Sirene
Cigarra

Curiosidades:
O planeta vivo
O favo de mel
Padrões intrigantes nas plantas
As células — bibliotecas vivas
Mosaico — pinturas feitas com pedras
O incrível ovo de avestruz
A resistente cabeça do pica-pau
Navegação automática
Faça bom uso de sua curiosidade

Lições do Passado:
Ciro, o Grande
Platão
Heródoto
Constantino
Galileu
Robert Boyle
Joseph Priestley
William Whiston

Outros assuntos:
Três perguntas que as pessoas gostariam de fazer a Deus
Criação ou evolução? — Parte 1: Por que acreditar em Deus?
Criação ou evolução — Parte 2: Por que duvidar da evolução?
Como posso controlar a minha raiva?
Como posso me dar bem com meus pais?
Existem contradições na Bíblia?
Por que Deus permitiu o Holocausto?
Qual é o sentido da vida?

Videos para assistir com seus filhos pequenos:

Proteja seus filhos
Aprenda a perdoar
Divida suas coisas com outros
Jeová criou todas as coisas
Seja limpo e organizado
O que é um amigo de verdade?
Dar de coração traz alegria
Por favor e obrigado
É errado roubar
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga

Videos Motivadores:
Vejo a vida com as mãos
‘Eu estava cheio da minha vida’
Um novo começo
Japão — refazendo a vida um ano após o desastre
Uma exposição histórica
Deus tem nome?

Até o próximo artigo!!!

25 comments on “RELÓGIO ESCOLAR – AUTOMATIZADOR DE SIRENE – COM PIC 16F628A E DS1307 (REF183)

  1. olá Claudio bom dia, eu quero lhe agradecer por compartilhar esse projeto.
    Bom eu trabalho em um colégio, e esse seu projeto é perfeito, simples e funcional.
    A principio eu montei ele em uma placa de teste e esta funcionando perfeitamente a vários dias.
    Eu gostaria de fazer uma pergunta ao Sr, seria possível eu separar os dias da semana? explico melhor, exemplo: de segunda a quarta toca o sino do recreio as 9:00, na quinta o recreio sai as 9:25 e na sexta as 9:00 novamente.
    Eu estive vendo seu código escrito em XC8 mas meu nível de conhecimento em C é bem amador! estou tentando fazer essa mudança que citei acima mas to meio enrolado. kkkkkkkkkkkkkkk

    Att: lindomar.

    1. Olá Lindomar!
      O objetivo deste relógio é acionar a sirene em horários que se repetem todos os dias. No seu caso é uma exceção e realmente necessitaria uma programação por dias da semana. No projeto atual acredito não ser possível alterar isto, por falta de espaço na flash do PIC usado. Talvez um outro projeto com um PIC com mais flash e mais memória EEprom. Fica anotado no “caderninho” para uma futura montagem.

      Cláudio

      1. Olá grato pelo retorno, sim eu percebi que o F628 ficou limitado de memoria! , eu estou migrando ele para o 16f887 no CCS! que eu sou mais entendido 👿 kkkkkkkk. se der certo eu volto pra ti contar. Muito obrigado por hora..

        lindomar.

Comments are closed.

Back To Top