CONTROLE DE TEMPERATURA PARA FERRO DE SOLDAR – COM PIC 12F675 (REF179)

Como ajustar a temperatura de seu ferro de solda e aumentar sua vida útil…

Quando deixamos um ferro de soldar ligado por muito tempo, ele tende a superaquecer e sua ponta fica rapidamente oxidada pela alta temperatura. Se pudêssemos reduzir a tensão entregue ao ferro de soldar, então reduziríamos este problema, bem como aumentaríamos o tempo de vida das pontas de cobre.
Também, é comum esquecermos o ferro de solda ligado sobre a bancada, o que pode causar acidentes de queimaduras, caso alguém encoste nele.
Assim, foi pensado em se fazer um circuito simples para controlar estas dificuldades, incluindo um temporizador para desligamento automático após aproximadamente 15 minutos. Note que o circuito não tem sistema de ‘feed-back’ da temperatura da ponta, mas apenas seleciona níveis de tensão em 10 possibilidades diferentes.
Veja como ficou a montagem, observando o esquema abaixo:

Foi usado um pequeno PIC 12f675 para controlar um triac e leds para indicar o nível da potencia e outro para indicar se a temporização para desligamento automático foi ligado.
Note que os leds retangulares deverão ser montados para formar um display de 7 seguimentos (de preferencia, use leds retangulares de boa qualidade, na cor desejada).
Em uso, ao apertarmos a tecla de incremento de temperatura (‘adj_temp’), deverá aparecer os números de ‘0’ a ‘9’ e a letra ‘H’ para o nível máximo de temperatura.
O oitavo led (ponto) indica que a temporização está ligada, caso a chave no pino 7 (‘temporiza’) tenha sido apertada.
Tanto o valor que aparece no display, como se está ligado ou não a temporização, ficam gravados na EEprom interna do PIC. Assim, ao desligar e depois religar a alimentação AC, estas retornam automaticamente ( o que é bom em lugares que a energia é instável, com desligamentos momentâneos constantes).
Como não temos um sensor de passagem por zero na corrente alternada ( por falta de pinos no PIC), usou-se o método de disparos múltiplos na gate, por períodos de tempo proporcionais ao valor escolhido pelo usuário (1 a H ).
Medindo a tensão AC de saída sobre a carga com um multímetro comum (DT-830b), obtemos um valor que oscila próximo do seguinte:

0- 0 volts (desligado)
1- 37 volts
2- 47 volts
3- 57 volts
4- 67 volts
5- 77 volts
6- 87 volts
7- 97 volts
8- 107 volts
9- 117 volts
H- 127 volts

A título de teste, usei um ferro de soldar de 34 watts, em 110 volts (Hikari SC-40). Na posição 1 não chega a derreter o estanho na ponta, mas a partir da posição 2 já começa a ter temperatura suficiente para isto.
Este circuito não deverá ser usado para acionar lampadas, nem mesmo as incandescentes, pois a saída gera um brilho oscilante desconfortável. Isto acontece porque os disparos iniciais podem ocorrer em qualquer parte da senoide. Mas isto não representa problema para o uso com o ferro de soldar, pois na média, obtemos os vários valores de tensão que atendem a necessidade.

Como o interruptor de acionamento do desligamento automático fica no mesmo pino do led ‘G’ e do led indicador de temporização, ao apertar este interruptor, momentaneamente apaga o seguimento ‘G'(se for um número que o use). É um preço pago por se usar um PIC com poucos pinos!

Abaixo temos uma sugestão da caixa que pode conter o circuito com sustentação para o ferro de solda.

Como o circuito trabalha com FAST (fonte de alimentação sem transformador), todo cuidado deve ser tomado ao manusear os componentes, para evitar choques ou eletrocussão. Siga as normas de segurança. Uma boa dica é utilizar um transformador 1:1 isolador, ao realizar testes.
Não grave o pic no circuito, pois as altas tensões poderia destruir seu gravador e o PC a ele ligado. Grave fora e depois coloque no circuito.
Obs. Este circuito foi testado apenas em placa de teste do tipo protoboard, sujeito a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

temp_solda

Errata: No esquema, use resistor de 82 ohms 10 watts (está 1 w).

Manuais:

PIC 12F675

Curiosidades:

Padrões intrigantes nas plantas
Está na hora de comprar uma cama nova?
Chocolate — do cacau até você
Sevilha — portal de acesso às Américas
Dor de dente — uma história de sofrimento
Trabalho

Outros assuntos:

Como encontrar a felicidade
Como me dar bem com meu colega de apartamento?
Por que ser professor?
O que posso fazer para não ficar tão triste?
Como ensinar seus filhos a obedecer
Sobreviver ao primeiro ano de casamento

Até o próximo artigo!

7 comments on “CONTROLE DE TEMPERATURA PARA FERRO DE SOLDAR – COM PIC 12F675 (REF179)

  1. Olá Claudio!
    Gostei muito do projeto
    Montei um que funcionou muito bem a parte de display com led
    mas o pino 2 que liga gate do tic246 não tem tensão nenhuma.
    Não esta ligando o triac.
    Pode me dar uma dica?
    Muito obrigado

    1. Olá Dercy!
      Verifique por favor, se o esquema elétrico está sendo seguido de perto. O resistor que liga o pic não pode ter seu valor alterado para mais sob pena de não funcionar. Meça a tensão entre o pino 1 e 8 conferindo se esta acima de 5 volts. A saída para o triac é ativa com nível baixo e inativa em alta impedância. Para testar coloque um Led do vcc a saida do pic através do resistor de 150 ohms. Aumentando o nível no display deverá aumentar tambem o brilho neste Led de teste. Pode ter acontecido de uma falha no port do pic se não estiver acendendo o Led neste teste. Troque o pic e recarregue o hex. Verifique se o triac está ok.
      Teste com outro triac com corrente de gate mais baixa.
      Claudio

  2. bom dia larios: rapaz gostei tanto da ideia que vou mudar o meu conceito srrsrsrs vou fazer um deste.genial os detalhes que voce preveu no circuito,show de bola, esse é top parabens pela colaboração.bem lario posso aumentar o tempo alterando a variavel int16?rsrrs obrigado

    1. Olá José Luiz! Tudo bem!
      Você poderá aumentar o tempo, se desejar, por alterar o valor entre parenteses da variável abaixo, no programa ‘c’ e recompilar com o CCS C:

      const int16 tempo_desl=230 * (15); //tempo p/ o desligamento automático (min) // note que o 15 é 15 minutos aproximadamente (depende da calibração do oscilador interno)

      Obrigado

  3. Muito bacana este projeto!!! O que eu precisaria fazer para usar um ferro de solda cuja tensão seja 220 Volts???
    Muito obrigado Larios…

    1. Olá Batmonstro!
      O circuito já está dimensionado para 110 ou 220 volts, desde que você use os capacitores da FAST com isolação de 600 volts e diodos zeners de 1W de dissipação, como indicado.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top