FAÇA UM DIMMER AC PARA CONTROLE DE LÂMPADAS COM UM ÚNICO BOTÃO DE ACIONAMENTO – COM PIC 12F675 (REF176)

Gostaria de controlar a luminosidade de seu abajur usando um único botão de acionamento?

Esta montagem é uma versão de Dimmer AC eletrônico com PIC, somente que aqui usamos apenas um interruptor para alternar a função ‘aumentar’ e ‘diminuir’ a cada aperto.
Veja o esquema abaixo:

O interruptor ‘sw’ no pino 2, quando pressionado irá incrementar ou decrementar a variável ‘tempo’ que controla a intensidade do brilho da lâmpada ligada na saída. O ‘flagt’ determinada qual das duas atuações ocorrerá: diminuir ou aumentar a potência. Ao soltar, após aproximadamente 1 segundo, este flag terá seu valor trocado: se era ‘1’ passa a ser ‘0’ ou se era ‘0’ passa a ser ‘1’.
Para garantir que os incrementos não superem o limite máximo possível de disparo, usa-se o timer 0 para medir a frequência da rede, usando meio ciclo negativo da rede. Este valor é colocado na variável ‘limite’ usada como o máximo que os incrementos podem chegar. Isto evita que, ao apertar o botão para diminuir o brilho, a lâmpada se apague e em seguida comece a piscar ou acender, quando deveria estar completamente apagada.
O triac é disparado, no momento correto, com tensão negativa, usando uma ‘rajada’ de 10 pulsos de 25 microssegundos. A fonte de alimentação usa uma FAST, usando a reatância capacitiva como limitador da corrente entregue ao circuito. A tensão é limitada a 5 volts com ajuda de um diodo Zener. Em paralelo com o capacitor de entrada, foi previsto um resistor de alto valor colocado em paralelo, para descarrega-lo quando desligado da rede. Isto evita choques desagradáveis nos hobistas desavisados que venham a manusear o circuito.

Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado em placa de protoboard apenas, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista. Este circuito não deve ser usado com lâmpadas eletrônicas, mas somente com lâmpadas incandescentes.
Cuidados adicionais deve ser tomado por se tratar de montagem envolvendo altas tensões sem isolação da rede elétrica. Use transformador isolador nos testes. Não permita crianças nas proximidades, durantes os testes. Não programe o pic no circuito, sob o risco de destruir o programador, bem como o risco de eletrocussão, e outras avarias. Programe fora e depois coloque no circuito. Se você não tem experiência com este tipo de equipamento, seria prudente ter supervisão de alguém experiente.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

DIMMER1BOT

Manuais:

Pic 12F675
TIC246d datasheet

Curiosidades:

Como ter uma saúde melhor
O peixe-papagaio — um peixe que fabrica areia
Galileu
Em foco: meio ambiente
Como as cores afetam você?
‘Dessas montanhas extrairás cobre’
O voo do albatroz-gigante

Outros assuntos:
Como fortalecer o compromisso
A Bíblia é produto da sabedoria humana?
Como envelhecer com dignidade
A mentira que tornou Deus cruel
Como conversar com seu filho adolescente — sem discutir
Como controlar seus gastos
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga

Até o próximo artigo!!!

3 comments on “FAÇA UM DIMMER AC PARA CONTROLE DE LÂMPADAS COM UM ÚNICO BOTÃO DE ACIONAMENTO – COM PIC 12F675 (REF176)

  1. Olá Claudio!
    Gostei muito desse seu projeto e gostaria da sua ajuda.
    Quero adicionar mais uma função de ligar e desligar o dimmer nesse mesmo botão.
    Exemplo: aperta e soltar o botão para o dimmer ligar e se for apertado outra vez e manter o botão pressionado durante uns 2 ou 3 segundos ele faz a função de aumentar ou diminuir o brilho da lâmpada. Será que vc pôde me ajudar nessa modificação?

    1. Olá Cicero!
      Quando tiver um tempinho, vou dar uma olhada como poderia ser implementado isto.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top