FAÇA UM SINALIZADOR PARA SAÍDA DE GARAGEM – COM PIC 12F675 (REF 171)

Como fazer um circuito para um sinalizador de porta de garagem, do tipo piscante alternado, com poucos componentes?

Os sinalizadores de porta de garagem é muito conhecido por suas 2 lampadas que piscam alternadamente a um ritmo aproximado de 0,5 Hz. Geralmente tem uma placa de advertência afixada junto, avisando sobre a movimentação intensa de veículos, com os dizeres: “CUIDADO: VEÍCULOS” ou algo similar.
Veja o esquema abaixo:

Com apenas um pequeno pic 12f675 programado com o hex fornecido, podemos controlar 2 triacs com poucos componentes. A tensão de alimentação do pic é fornecido por uma ‘FAST’ (‘Fonte de Alimentação Sem Transformador’), podendo ser usado 110 volts ou 220 volts, desde que se altere o resistor de entrada e também a tensão das lampadas incandescentes usadas na sinalização.
Os triacs são disparados diretamente pelo pic através de resistores limitadores de corrente, sem necessidade de reles ou mesmo foto-acopladores.
Para permitir um baixo consumo na alimentação do pic, foi usado disparo pulsado. Em cada ciclo da corrente alternada, são aplicados 8 pulsos de 100 microssegundos na gate do triac. Logicamente, o primeiro pulso que pegar o triac com uma tensão mínima entre o anodo 1 e o anodo 2, acionará o disparo do triac. Com este método não se necessita vigiar a senóide para encontrar a passagem por zero, para então disparar o triac. Isto economiza um pino do pic e simplifica muito o hardware e o programa que roda no pic.
Após ligar a alimentação, o circuito aguarda 2 segundos para a carga do capacitor da fonte e começa a piscar continuamente, enquanto estiver ligado.
O circuito pode ser facilmente acondicionado em uma pequena placa de circuito impresso. Os triacs não necessitam de dissipadores se for montado com lâmpadas de potência menor que 100 watts. O triac usado foi o BT139-600E, mas poderá ser usado o TIC226 ou similares.
Quanto a montagem física do dispositivo, fica a cargo de cada um. Pode ser usado lanternas quadradas de caminhão ou até de motocicletas, para acondicionar as lampadas. Para lanternas pequenas pode-se usar lampadas AC miniaturas, como usadas em máquinas de costura. Alguns pensariam em usar garrafas ‘pet’ (embalagem de refrigerante, descartável) para ser mais ‘ecológico’. Use sua criatividade!
Nunca é demais avisar sobre a necessidade de atenção ao manusear este circuito, visto que trabalha com tensões perigosas. Nunca grave o pic ‘in-circuit’, pois a alta tensão poderá danificar seu programador e tudo o mais que estiver ligado, além do risco de curtos e eletrocussão. Grave o pic fora e depois o insira no circuito (soldando ou usando um soquete de 8 pinos).
Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não identificados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

SINALIZADOR_GARAGEM_FILES

Manuais:

PIC 12f675

Curiosidades:

Al-Khwarizmi e a matemática
A bioluminescência da lula-anã do Havaí
O bigode do gato
Sol e ar fresco — são “antibióticos” naturais?
Decretos que dividiram continentes
Jogatina
O favo de mel

Ajuda para família:

Como ensinar seus filhos a obedecer
Disciplina que funciona
Como lidar com a solidão
Como ter um bom relacionamento com os sogros
Você faz bom uso da tecnologia digital?
Conceito correto sobre os animais

Videos infantis:

Por favor e obrigado
Aprenda a perdoar
Seja limpo e organizado

3 comments on “FAÇA UM SINALIZADOR PARA SAÍDA DE GARAGEM – COM PIC 12F675 (REF 171)

  1. Boa noite Larios.
    Obrigado pela informação. Já estou lendo, e muito mesmo. montei, testei e entendi o arquivo fonte de um simples acionamento de led ( BTFSS BCF ou BSF e o led acendeu e apagou ). No entanto, quero me aprofundar muito mais mesmo, como fazer um VU usando o 16f628; conectar, programar e usar uma memória adicional ao pic para gravar controle remotos. PARA TUDO À UM TEMPO DESIGNADO, mas estou com pressa em aprender. Gostaria de contar com sus ajuda coso eu precise.
    Abraços, Cláudio Ferris.

  2. Olá Cláudio, Parabéns pelo projeto.Acontece que estou interessado no aprendizado em microcontroladores, mas não sei nada nessa área. Me ajude por informar qual a melhor maneira de um iniciante aprender rápido e fácil a elaborar um código fonte, a dominar totalmente um PIC. Me de alguma dica de apostilas ou matérias na internet. Abç, Ferris.

    1. Olá Ferris!
      É muito elogiável sua vontade de aprender! Bem, começa com ela e muita persistência para o acompanhamento. Você terá que aprender um pouco sobre o funcionamento dos microcontroladores. Poderá ver muitos tutoriais sobre PIC, bem como aulas de programação no youtube. Seria interessante fazer um curso presencial, pelo menos no básico, para ter uma ideia de como conectar o pic em um circuito, que tipo de programador usar e como trabalhar com os vários ambientes de programação. Algumas escolas dão curso rápido de 2 dias, o que ajuda bastante nesta ‘introdução’ aos microcontroladores. Poderá também realizar montagens simples do tipo ‘piscar um led’ usando um código hex pronto, somente para aprender a programar. Depois, adquira um software para realizar os programas para o pic. A microchip tem agora o Mplabx para programar em c e o Mplab-Ide para o assembly (asm), gratuitos podendo ser baixados do seu site. Tem outras linguagens também como o Basic, Pascal, etc. Creio que ainda a mais eficiente seja a linguagem ‘C’. Mas é bom conhecer o assembly, pois muitas vezes necessitamos saber como o compilador montou em assembly, determinada parte do programa.
      Existem muitíssimas famílias de microcontroladores, como os atmel, 8051, Pic, Rabbit, z80,etc. Geralmente, se começa a programar com pic ou 8051. Procure ler artigos sobre microcontroladores e tente entender como está sendo usado. É um campo muito interessante em que podemos exercer muita criatividade em soluções para os mais variados problemas tecnológicos!
      Desejo sucesso no seu aprendizado!
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top