RELÓGIO FALANTE – ADICIONANDO SOM A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A (REF168)

Que tal construir um ‘relógio falante’ que informa as horas a um toque de botão?

Hoje em dia temos muitos aplicativos para computadores que ajudam muito os deficientes visuais (cegos). Esta montagem didática também tem por objetivo ajudar tais pessoas, possibilitando uma montagem de um simples relógio falante. Veja o esquema abaixo:

Conforme mostra o esquema acima, o responsável pela precisão das horas é o circuito integrado DS1307, um relógio de tempo real, com comunicação via protocolo I2c com o PIC. Para guardar as mensagens previamente gravadas, temos uma memória flash 25L1606E , com capacidade de 2Mbytes de dados. Esta foi obtida de um roteador defeituoso, que ia para a ‘sucata’. É também usada como ‘bios’ de alguns notebooks e tablets.
Temos um conjunto de 6 chaves dactilares para programação e uso. A primeira nomeada de ‘sw_ouvir’ no pino 4 do PIC, quando pressionada informa com a mensagem similar a este exemplo: “São três horas trinta e um minutos cinquenta segundos”.
No pino 12 do PIC temos uma chave que ao ser pressionada ‘liga ou desliga o despertador’. Se estiver desligado, irá ligar informando com a mensagem: “Alarme foi ligado” e em seguida diz as horas que despertará. Mas se o alarme já estava ligado e foi pressionado esta chave, irá desligar, informando com a mensagem:”Alarme foi desligado”.
Para ajustar inicialmente o relógio, devemos pressionar a chave ‘sw_rel’ no pino 17 do PIC. Ouve-se a mensagem: “Ajustando relógio”. Mantendo este interruptor pressionado, aperte ‘hora’ (no pino 1) para ajustar horas ou ‘min’ (no pino 2) para ajustar minutos. Inicialmente se ouve a mensagem: “Ajustar horas” para ‘hora’ e a mensagem:” Ajustar minutos” para ‘min’. Note que o ajuste necessita de 2 chaves pressionadas ao mesmo tempo. A medida que pressionamos, haverá o incremento das horas ou dos minutos (conforme a chave escolhida). Ouviremos também a hora ou minutos incrementado e soltamos as chaves ao chegar no valor desejado.
Para acertar o despertador fazemos de forma parecida, somente que agora iremos pressionar a chave ‘sw_desp’ (pino 18) mais chave ‘hora’ ou ‘min’. A mensagem:” Ajustar despertador”, será ouvida logo ao apertar ‘sw_desp’. Para conferir a hora que despertará, aperta a chave ‘liga/desliga despertador’, pois ela indica, ao ligar, a hora programada. Esta mesma chave deverá ser usada para desligar o alarme quando este atuar, na hora regulada para despertar.
A mensagem do alarme começa com um ‘Bom Dia’ se as horas forem menores que 18h, e ‘Boa Noite’ se for maior ou igual a 18h. Em seguida repete: “Já está na hora de levantar”, por cerca de 1 minuto e depois cessa a mensagem.

Clique aqui para ver um video caseiro com o relógio em funcionamento (em protoboard apenas):

Para amplificar o som foi usado um integrado amplificador de 8 pinos, o conhecido LM386. Outros poderão ser empregados, mudando-se as ligações do esquema para corresponder ao modelo escolhido.
Para gravar a memória flash poderá usar um gravador comercial, usando o arquivo fornecido abaixo, na pasta de arquivos desta montagem. Poderá também usar o “SPIPGM PROGRAMMER’, desde que seu computador tenha ainda porta paralela e rode o ‘DOS’ usando o ‘prompt de comando’. Opcionalmente, poderá adquirir de fornecedores que também gravam o arquivo fornecido pelo cliente.
O circuito deverá ser alimentado por uma fonte de 12 volts DC, ficando mais prático usar estes adaptadores de parede. Se desejar, opcionalmente poderá ser feito uma fonte convencional usando um transformador de 110/220 volts para 12 volts, usando retificadores de silício, capacitores de filtro, e um regulador 7805 para obter os 5 volts. Os 3 volts da Flash são obtido com um resistor e um diodo zener de 3 volts a partir da linha de 5 volts.
Foi usado um pequeno alto falante miniatura para reproduzir o som. Poderá ser usado uma pequena caixa acustica, destas de computadores, se desejar.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não observados. Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser modificados pelos hobistas conforme suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos para a montagem:

relogio_falante__files

Adicionalmente, segue pasta zipada com a segunda versão, com a funcionalidade de calendário. Foi adicionado mais uma chave dáctilar (switch tact) no pino 3 do PIC, que quando apertada se ouve a mensagem: ‘Ajustando Calendário’. As chaves ‘sw_hora’, ‘sw_min’, ‘sw_desp’ e ‘sw_rel’ são usadas juntamente com ‘sw_cal’ para acertar respectivamente data, mês, ano e dia da semana. Para se ouvir relógio seguido do calendário, a chave ‘sw_ouvir’ deve ser apertada por mais que 0,5 segundos. Se for feito um aperto rápido, somente se ouvirá horas, minutos e segundos, sem o calendário.
O restante da funcionalidade não foi alterada:

relogio_falante_calendario

Errata: No esquema consta cristal de 38,768khz sendo que o correto é 32,768khz.

Manuais:

25L1606E
PIC16F628A
LM386

Curiosidades:
Em foco: saúde
O que a Bíblia diz sobre o Natal?
A ponta da asa das aves planadoras
Saiba mais sobre os relógios de pulso
Os desafios para resolver o “problema da longitude”
Um grande mistério científico desvendado
Fantástica descoberta no campo visual

Outros assuntos:
Ouça leitura da Bíblia dramatizadas
Como controlar as birras
Como chegar a um acordo
Jesus era casado? Jesus tinha irmãos?
Como os pais podem ensinar os filhos sobre sexo?
Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?
O que acontece quando morremos?
O que é o inferno? É um lugar de tormento eterno?
Artigos para promover a felicidade de casais
A Bíblia é produto da sabedoria humana?
O que é um amigo de verdade?
Por que rejeitar a pornografia?
Para crianças pequenas – videos educativos (desenho animado)

Até o próximo artigo!

26 comments on “RELÓGIO FALANTE – ADICIONANDO SOM A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A (REF168)

    1. Olá Luis!
      Respondendo a pergunta: …consigo montar um display para ver as horas alem de só escutar?
      R. Não, esta montagem não está preparada para receber um LCD. Terá que ser alterado todo o programa.
      Cláudio

  1. Olá Cláudio!Tudo bem?
    Quero saber, se você pode desenvolver um projeto para meu uso e posta-lo em seu blog. Talvez mais pessoas estejam com a mesma necessidade que eu no momento.
    Grande abraço e obrigado.

    1. Olá Dindobel!
      Apesar de gostar muito de criar ‘projetinhos’ com microcontroladores, eu não tenho condições de pegar um projeto para desenvolver, pois não tenho conhecimento pleno, mas parcial nesta área e o tempo para esta atividade é reduzido, apenas a título de “hobby”. O que costumo fazer é anotar no meu ‘caderninho’ as sugestões, e em artigos futuros, pode ser que eu use o tema para um artigo.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top