COMO SIMULAR CENTENAS DE CONTROLE REMOTOS PARA TESTES DE RECEPTORES – VERSÃO PIC16F628A (REF120)

Necessita simular varios controles remotos (c/ ci HT6p20b) para teste de receptores de alarmes ou afins? Com um PIC? Veja como…

Observe o circuito abaixo:

Já foi publicado neste blog este circuito com o tema ‘COMO SIMULAR UMA CENTENA DE CONTROLE REMOTOS PARA TESTES DE RECEPTORES’, mas usando o microcontrolador AT89C2051. Porém, muitos não tem facilidade em sua programação. Para tais, temos esta versão usando um pic 16F628A, que não deixa nada a desejar. Igualmente, usa uma chave DIP para trocar parte do endereço. Assim, a cada troca de combinações da DIP, simulará um novo chaveirinho transmitindo, ao apertar os botões S0 ou S1, ou ainda, ambos.

Se você fez a montagem do ‘CONTROL_TESTER1…3’ poderá facilmente acompanhar os números transmitidos a medida que se muda as posições das chaves. O esquema limitou a 8 bits, o que equivale a até 256 controles diferentes que podem ser transmitidos para teste de receptores de portão automático, chama_garçom, etc. Como o código transmitido do HT6P20B é de 3 bytes, dois bytes provêm da escolha no software, mais 2 bits dos botões, e 1 byte vem da PortA, com a informação da chave DIP. Os pinos 1 e 18 tem que ter os resistores de pull up. Estes pinos são correspondentes aos botões de comandos dos controles remotos ( ou seja, equivale aos dois botões do controle remoto do ‘chaveirinho’).
Foi usado um transmissor comercial para 433MHZ, miniatura, facilmente encontrado no comércio eletrônico. A alimentação pode provir de bateria de 9 volts com regulador para 5 volts ou uma fonte externa regulada em 5 volts (como carregadores de celulares modernos padrão ‘usb’).
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo realizada apenas em placa de protoboard. Esta sujeito a bugs ainda não identificados. Estão sendo fornecidos os arquivos ASM e Hex que podem ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue o código ASM:

MULTICONTROLE_HT6P_628A_ASM

Segue o código HEX:

MULTICONTROLE_HT6P_628A_HEX

Para obter os arquivos ‘.ASM’ e .’Hex’ zipados, clique aqui.

Manuais:
Pic 12F628a
Ht6P20B

Curiosidades:
Uma visita a Chernobyl
As pirâmides do México
O mistério de Cahokia
Minha luta contra a endometriose
Como evitar acidentes de carro
Tome medidas para melhorar sua saúde
Você precisa mesmo se exercitar?
O papel vital das enfermeiras
Uma horta tradicional de beleza incomum
O incrível mundo dos insetos
Você sabia?

Outros assuntos:
Lidar com sogros
Aprenda a perdoar
Lidar com dívidas
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

8 comments on “COMO SIMULAR CENTENAS DE CONTROLE REMOTOS PARA TESTES DE RECEPTORES – VERSÃO PIC16F628A (REF120)

  1. :mrgreen: Olá Claudio,Estava vendo este exemplo aqui de simular a transmissão de dados e pergunto, o que poderia fazer para transmitir códigos em 12 ports na sequencia,como seria, um pic transmite um código em um pino e ler em outro pic exemplo(16f628), cada pino transmite e o outro espera o codigo correspondente se estiver errado ele trava na quele pino, esta minha duvida e referente aquele teste de cabo que lhe falei, tem que testar a integridade de cada fio no total de 12, se tiver algum com solda errada ou em curto ou ate mesmo em aberto, um testador de cabo como um teste de cabo de rede. Tem como bolar este exemplo ai, um abraço e fico no aguardo se consegue me ajudar obrigado….

    1. Olá Foxcon! Já estou trabalhando no ‘testa_cabos’. Estava sem o 877a, mas já consegui esta semana que passou. Estou tentando criar uma lógica ‘inteligente’ para realizar os testes em tantas portas diferentes. Por favor, aguarde…
      Cláudio

        1. Olá Foxcon! Clareie mais sua ideia, por favor. Poderia fazer um descritivo do que poderia compor o sistema e seu ‘modos operandis’?
          Claudio

          1. 🙂 Ok Claudio, vou fazer um esquema que estoou em mente e passo para vc ver a base da ideia, vou me espelhar em um modelo comercial de testador de cabos para rede que tenho aqui com display, mando no seu e-mail ok para vc….

    1. olá claudio , montei e testei e está 100% . montei de novo o CONTROL_TESTER3 e acompanhei o código enviado . curioso é que funciona como um “conversor de número binário para hexadecimal” o sistema de chaves . muito legal ( escolhia um número qualquer hexadecimal , transformava para binário com a calculadora e passava esse número para as chaves e enviava o código , e no display aparecia o número hexadecimal que havia escolhido ). muito obrigado .

  2. lario boa noite estou surpreso com a sua boa vontade,ate no dia domingo faz postagem.meus serios agradecimento.

Comments are closed.

Back To Top