FAÇA UM SORTEADOR DE REVISTA PARA FUNCIONÁRIOS – COM PIC 12F675 (REF117)

Revistar todos empregados na hora da saída pode ser complicado? Que tal fazer algumas revistas por amostragem aleatória? Leia mais…

Com certeza, a revista de empregados na saída de uma portaria inibe o roubo por parte de maus funcionários. Mas revistar todos os funcionários não é prático, pois a maioria sai no mesmo horário, necessitando muitos seguranças para uma rápida finalização da revista e a liberação dos funcionários. O uso de revistas por amostragens resolve o problema das filas de revistas, reduz o número de funcionários que revistam (guardas ou seguranças) e também inibe o roubo. Existe várias empresas especializadas na comercialização de tais equipamentos. A proposta básica deste artigo é um simples dispositivo, usando um microcontrolador microchip da familia 12F675, programado para gerar escolhas aleatórias a medida que é apertado um botão pelo funcionário, ou pela passagem da pessoa por um corredor, onde uma fotocelula irá sinalizar isto.
Veja o esquema abaixo, na sua forma mais simples:

Vemos um botão que será acionado pelo funcionário ao sair pela portaria. Se acender o ‘verde’, ele estará liberado da revista e se der ‘vermelho’, ele terá que fazer a revista. Foi acrescentado no pino 5 do pic, um pequeno disco piezoelétrico, para dar um ‘bip’ a cada acionamento. Se for ‘vermelho’ o resultado do aperto, se ouvirá vários bips seguidos.
Podemos incrementar o dispositivo,como mostra a figura abaixo:

Foi incluido uma fotocelula (ou foto_transistor), como opção, além do botão. Lembrando que em um lado do corredor tem que ter uma luz direcionada para a fotocélula, e a pessoa, ao passar, tem que interromper este feixe de luz. A fotocélula tem que ficar dentro de um tubo, para que a luz ambiente não a afete. Pode-se colocar um lente na entrada do tubo, para aumentar a sensibilidade e a distância de uso. Além dos leds ‘verde’ e ‘vermelho’, foi colocado mais 2 reles de carga, que poderão acionar lampadas eletricas de 110 volts, colocadas em um painel, como por exemplo, em formato de um semaforo, com uma luz ‘verde’ e outra ‘vermelha’. Pode ser acrescentado uma cigarra em paralelo com a luz vermelha, destas de campainhas antigas (irritantes ‘péééééééééééééé..) ou uma sirene, com um som que seja mais conveniente.

Podemos ainda aprimorar mais o circuito. E se o vigilante suspeitasse que alguém está de posse de objetos com fins de roubo. E ele está prestes a passar pela revista, sendo o próximo? Seria muito bom ter um jeito de acionar o dispositivo obrigando-o a passar pela revista. Surgiu o próximo esquema. Veja abaixo:

Neste modo, podemos usar um (ou mais) controle remoto comercial (chaveirinho) que ficaria com o segurança próximo do dispositivo. Se ele perceber algo suspeito em uma pessoa, então ao chegar a vez da pessoa, ele apertaria o botão do controle, forçando o dispositivo a escolher o individuo para a revista, quando ele apertasse o botão de sorteio (ou quando acionasse a fotocelula).
Pode ser usado qualquer chaveirinho com ci interno do tipo HT6P20B e deve ser ‘aprendido’ antes de usar.

O ARQUIVO ASM
Como obtemos o valor aleatório? Através de contínuo incremento do registrador chamado de ‘RANDOM’, enquanto se aguarda o aperto da tecla. Na realidade, trata-se de um valor pseudo-aleatório, porque poderia tecnicamente ser previsto o valor a ser apresentado. Mas na prática, devido a velocidade do clock ser elevada, é impossível uma pessoa prever qual valor será no momento da escolha.
Após o reset, o primeiro aperto sempre resultará em acender o led vermelho. Nesta ocasião ocorre a escolha pelo valor que se encontra no registrador ‘RANDOM’ salvando ele em ‘Q_APERTO’. A cada acionamento do botão ou passagem pela fotocelula, ocorre um incremento de outro registrador chamado de ‘CONT’. Em seguida, este é comparado com o valor salvo de ‘Q_APERTO’. Se forem iguais, irá acender o led ‘vermelho’, e se forem diferentes, irá acender o led ‘verde’.
Nos equates temos uma constantes chamada de ‘V_FAIXA’ que pode ser alterada para obrigar a geração da escolha dentro de uma faixa especifica. No caso atual, ela é igual a .20, ou seja, escolherá qualquer valor de apertos do botão entre 1 e 20.
Assim, poderia, por exemplo, após 17 apertos ocorrer uma revista, e depois, talvez com mais 1 aperto, e depois, com mais 12 apertos, e assim por diante. Caso deseje mais revistas por período de tempo, reduza o valor. Se desejar o contrário, aumente o valor.
Valores entre 10 e 20 são boas opções.
Obs. Este dispositivo é apenas didático, sendo montado apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não identificados com o uso. Esta sendo fornecido o arquivo ASM e Hex, podendo ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue o arquivo ASM:

SORTEADOR_ASM

Segue o arquivo Hex:

SORTEADOR_HEX

Segue a versão ASM, com controle remoto para forçar a revista:

SORTEADOR_RX_ASM

Segue a versão HEX, com controle remoto para forçar a revista:

sorteador_rx_hex

Manuais:
pic12f675

Curiosidades:
Como acabar com os furtos em lojas
Furto em lojas — quem paga?
Quatro perguntas importantes sobre redes sociais
Manter sigilo — ontem e hoje
Alguém tem um lápis?
O país da moeda de peso
A infame era dos condenados na Austrália
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?

Outros assuntos:
Aprenda a perdoar
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

2 comments on “FAÇA UM SORTEADOR DE REVISTA PARA FUNCIONÁRIOS – COM PIC 12F675 (REF117)

  1. Olá. Claudio Larios
    Passo para desejar Feliz Natal a você e família. tudo de bom. saúde paz e felicidades.
    E ainda agradecer sua boa vontade em compartilhar os excelentes projetos que você tem disponibilizado em seu blog.

  2. lario muito bem bolado este circuito, é interessante que ele pode ser aplicado em brincadeiras escolares e numa recreaçao familiar, onde um dos participantes poderá sair da brincadeira caso seja surpreende com a luz vermelha.parabens pelo seus esforços e bem estar dos outros.

Comments are closed.

Back To Top