FAÇA UM TESTADOR DE SERVO CONTROLE (1MS A 2MS) (REF111)

Gosta de radio controle? Gostaria de fazer um simples teste de servo controle? Se sua resposta foi um ‘sim’, então você deveria ler este artigo…

Os servos controles, em geral, podem ser testados por alimenta-los com a tensão de trabalho e aplicar um sinal de controle, cujo tempo ‘on’ (nivel alto) seja entre 1 milisegundo a 2 milisegundos, seguido de um periodo de até 20 ms em tempo ‘off'(nivel baixo). Quando o pulso for de 1ms, o atuador estará localizado na posição mínima, a esquerda e se aumentarmos o periodo deste pulso, proporcionalmente irá deslocar o atuador até a posição máxima (a 2ms de pulso). A proposta aqui é somente gerar este pulso usando um pequeno microcontrolador de 8 pinos e mudar este periodo por atuar em 2 botões: um para reduzir e outro para aumentar.
Veja o esquema abaixo:

O circuito é extremamente simples, para facilitar a vida do hobista. Para efetuar o teste, basta ligar a alimentação de 5 volts para o circuito (que pode ser de um carregador de celular, do tipo ‘usb’ de 5 volts) e ligar os 3 fios do servo. Apertando o botão ‘diminuir’ deverá acionar o servo para a posição a esquerda, e apertando o botão ‘Aumentar’ deverá deslocar para a posição máxima, mais a direita.

Abaixo temos uma sugestão de uso e montagem:

Obs. Esta montagem é de caracter didático, sendo testada apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não detectados.

Segue o arquivo ASM:

TESTA_SERVO_ASM

Segue o arquivo HEX:

TESTA_SERVO_HEX

Manuais:
PIC12f675
Servo-Motor

Curiosidades:
Um grande mistério científico desvendado
É anticientífico acreditar em Deus?
O “presente magnífico” de Joaquim Barrande
“Impossível!” — o que isso significa?
Quando gigantes habitavam a Europa
Seja grato pela chuva
Sincronizados com o vento
A luta pelo meio ambiente — êxitos e fracassos
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Faça bom uso de sua curiosidade
Quem fez primeiro?
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço

Outros assuntos:
Sobreviver ao primeiro ano de casamento
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Como resolver problemas no casamento
Três coisas que o dinheiro não pode comprar
Aprenda a perdoar
Prisioneiro muda sua vida – uma história entre muitas
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

19 comments on “FAÇA UM TESTADOR DE SERVO CONTROLE (1MS A 2MS) (REF111)

  1. :mrgreen: Olá Claudio, esta versão de teste de motor funciona perfeito, mais me decomparei com um driver de motor de passo e não consigo fazer ele funcionar, e possível alterar este exemplo para atender pulsos de 20hz a 3khz. o driver que tenho em mãos e o AKDMP5-5.0A DA AKIYAMA. obrigado por enquanto, abraço.

    1. Olá Foxconn! O funcionamento do motor de passo é realmente bem diferente do servo 1-2 ms. Olhando o datasheet do driver indicado, notei que você precisa enviar pulsos no terminal ‘PASSO’ para fazer o motor de passos girar. O terminal “DIR” controla a direção (esquerda ou direita) apenas alterando o nível de 0v para 5 volts. O terminal “LIVRE” libera o eixo do motor (solta ou desliga tudo deixando ele livre para movimento manual) por ser colocado em nível ‘0 volts’. Pode-se pensar em usar um pic 12f675, lendo com o conversor AD, a tensão em um potenciômetro de controle e usar o valor obtido na conversão para carregar o timer 0 (prescaller de 256). A cada passagem por zero, inverter uma saída qualquer do pic que será usada para gerar a frequência que irá dar a velocidade de giro ( ligando na entrada ‘PASSO’).
      Cláudio

      1. 😐 Ok Claudio, baixei um exemplo pela net, e funcionou para testar o driver, porem a frequência chega no máximo 3khz neste exemplo, ficando a velocidade do motor baixa, não consigo alterar por ser so HEX disponível para baixar, mais vou tentar usar esta sua sugestão acima, obrigado mais uma vez ai ok, abraço…

  2. lario obrigado pela sua gentil atenção e tambem por esta versão do testa servomotor com potenciometro e me desculpa por estar sempre fazendo pedidos.valeu mesmo.

  3. tudo bem lario? tem como voce me orientar a aumentar a velocidade deste testa servo. o bixinho é bom mais é muito lento ideal seria com potenciometro, por enquando apenas a velocidade é de bom jeito.obrigado

Comments are closed.

Back To Top