CONTROLE SEU PORTÃO OU FECHADURA ELETRÔNICA POR CELULAR (SOMENTE PELO SOM) – COM PIC 12F675 (REF108)

Gostaria de usar seu celular, apenas como teclado, para poder digitar senha de acesso em sua casa? Sem pagar nenhuma ligação? Então você está convidado a ler este artigo…

Além do aumento do crime e a necessidade de termos que usar dispositivos eletrônicos para nossa segurança, também temos o problema do ‘vandalismo’.
Quem já, passeando pela rua de manhã, não observou orelhões depredados, latas de lixo derrubadas, interfones destroçados, pendurados seus cacos por um fio,etc. A montagem proposta atende esta necessidade, por usar apenas uma pequena abertura para um microfone e outra para a saída de som do disco piezoelétrico. Pode ser usado uma chapa reforçada, o que reduz a zero a ação de vândalos nesta fechadura.
Veja o esquema abaixo:

O circuito é composto por um circuito integrado MT8870DE, capaz de decifrar os sinais DTMF provenientes de um microfone de eletreto miniatura. A seguir, o sinal decodificado vai para o PIC 12f675 via 5 pinos, em formato hexadecimal, sendo o pino (STD) que informa quando o sinal da saída é valido. Usar sons DTMF para acionar dispositivos não é novo. Existem muitos artigos similares, com circuitos discretos. Apenas que foi usado um microcontrolador para facilitar as coisas. O PIC foi gravado com um ASM adaptado do artigo ‘FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’, alterando a forma de captação dos digitos de um teclado de telefone para o valor hexadecimal fornecido pelo MT8870D.
Na hora de compilar o arquivo ASM, é possível escolher entre saída pulsada ou saída continua. O microcontrolador também pode ser alterado, entre outras coisas.
A senha padrão inicial é ‘012345’ e pode ser alterada por se digitar a senha comando ‘*74123’, em seguida, digite a senha padrão, depois a nova senha, e de novo, confirme a nova senha ( mais detalhes, veja o artigo ‘FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’).

A figura abaixo mostra o uso do equipamento junto a um portão:


Para usar, basta aproximar o celular do microfone e digitar a senha (distância máxima de 10 cm). A cada dígito apertado no celular, deverá ser ouvido um bip no disco piezo elétrico. Caso não ouça, repita o dígito. A placa poderá ficar distante do microfone, desde que se use fio blindado (malha transada) para interligar. Poderá ser usado um transformador de 110 volts para 12v , retificadores e capacitores de filtro. Os 5 volts são regulados por um ci 7805, de forma usual.
Obs. Esta montagem foi testada apenas em protoboard, sendo uma montagem didática apenas. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, o qual poderá sofrer modificações conforme a necessidade do hobista.

Segue abaixo, um vídeo caseiro, onde pode-se ver o protoboard com os componentes montados. Foi acrescentados 4 leds nos pins Q1 a Q4 ( pinos 11 a 13) do ci MT8870 para visualizar o sinal quando se aperta as teclas do celular próximo ao microfone. Observe que a cada tecla apertada se ouve um ‘bip’ em resposta. Ao apertar a senha padrão ‘012345’, percebe-se que o led ligado na saída pisca (saída em modo pulsada), indicando a abertura da fechadura. Os fios adicionais a esquerda, são os usados pelo gravador de pic, de onde provêm também a alimentação. (Obs. O tec-tec de fundo é de um velho relógio de parede, muito barulhento por sinal!)

[stream base=x:/picsource.com.br/wp-content/photos/2013/08/ flv=senhular.flv embed=false share=false width=640 height=360 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

Manuais:
PIC12f675
MT8870DE

Segue abaixo o arquivo ASM:

SENHULAR_ASM

Segue o arquivo HEX:

SENHULAR_HEX

Em 04/03/2015 foi postado esta versão que permite alterar o modo de saída também para ‘retenção’, ou seja, a cada acerto de senha alternará a saída entre ligado e desligado:

SENHULAR_RET

Curiosidades:
A luta pelo meio ambiente — êxitos e fracassos
Telefone celular — amigo ou inimigo?
Um universo cheio de surpresas
O som da neve
O tele-sexo é inofensivo?
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Faça bom uso de sua curiosidade
Quem fez primeiro?
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço

Outros assuntos:
Três coisas que o dinheiro não pode comprar
Aprenda a perdoar
Prisioneiro muda sua vida – uma história entre muitas
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

40 comments on “CONTROLE SEU PORTÃO OU FECHADURA ELETRÔNICA POR CELULAR (SOMENTE PELO SOM) – COM PIC 12F675 (REF108)

  1. bom dia lario: gostaria de saber, se há possibilidade mudar este codigo, apenas para 4 digitos? e como fazer isto? obrigado pelo apoio.

    1. Olá José Luiz!
      Esta montagem foi feita em assembly, e apesar de ser possível a alteração da senha de 6 para 4 dígitos envolverá muita mudança no código. Infelizmente, não estou dispondo de tempo para fazer este tipo de alteração , pois necessitaria montar o circuito no protoboard para acompanhar o funcionamento.
      Cláudio

  2. Ola Claudio,primeiramente quero te dar os parabens pela sua atitude de abrir seus codigos fonte desse jeito.
    Em segundo lugar gostaria de tirar algumas duvidas sobre este projeto. A sua atualização do dia 04/03/2015 não é mais necessario escolher a opção via softwere antes da compilação?
    Sou um grande fã do pic e estou tentando fazer algumas”brincadeiras” aqui.
    abraços.

    1. Olá Sidnei! Obrigado por seu comentário apreciativo. A atualização apenas acrescentou a opção de inverter a saída a cada acerto da senha. Pode ser configurável nas opções de usuário por se comentar/descomentar as opções. Temos acionamento continuo, pulsado e retenção. O hex anexo na pasta já está em modo ‘retenção’.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top