FAÇA UMA CAMPAINHA MUSICAL…DETETOR DE INTRUSÃO…CHAMADOR DE AUXILIO… COM PIC12F675 E CONTROLE REMOTO COMERCIAL – COM CI HT6P20B (REF106)

Gostaria de construir uma campainha musical bem simples? Não, mas você necessita mesmo é de um detetor de pessoas em seu quintal? … Ou quem sabe, de um dispositivo de aviso para atender uma pessoa idosa em uma casa nas proximidades? …Um indicador sonoro de chegada de clientes em sua loja? … Um único circuito, muitas utilidades …

Neste exemplo prático, estamos usando um transmissor de controle remoto comercial para acionar a distância, um receptor comercial ligado a um pequeno microcontrolador. Este, ao invés de acionar um led ou relé, usa uma de suas saídas para gerar sequências musicais previamente programadas na própria Flash ao se compilar o programa.

Veja o esquema abaixo:

O receptor deve ser da mesma frequência do controle remoto transmissor. Este deve ter internamente o ci da familia Ht6p20b para funcionar corretamente. Deverá ser aprendido por apertar o botão ‘learn’ e acionar ao mesmo tempo o botão do controle remoto. Varios controles podem ser aprendidos e se desejar, poderá apagar toda a memória que contém estes controles, por apertar o botão ‘learn’ por mais de 5 segundos. O circuito poderá ser alimentado por 4 pilhas AA, com um diodo em série para dar uma queda de tensão de 0,7 volts. Outra opção seria alimentar direto da rede com uso de uma ‘FAST’ (fonte sem transformador), mas com mais perigo de choques. Alguns carregadores de celulares fornecem 5v e podem ser a melhor opção de uso.
O som é obtido por uma cápsula piezoelétrica tirada da campainha de um telefone antigo. Caso queira som mais alto, coloque um pequeno amplificador com um alto falante acoplado.
Foi previsto um ‘jumper’ que permite escolher entre duas músicas gravadas: Sem jumper será ouvido ‘Super Mario Bros Theme’ em algumas poucas notas (versão curta de aviso) e com jumper será ouvido ‘Sweet Child O’Mine’ (versão longa de aviso). Logicamente, você poderá ‘criar’ outras musicas e personalizar o seu arquivo ASM!

GERANDO MÚSICA

Para gerar as notas músicais, foi usado o TIMER 1, em modo de interrupção. Quando atinge o final da contagem, a interrupção alterna a saida de som, gerando as notas correspondentes a carga no timer. Já a interrupção do TIMER 0 permite dar a duração das notas. Intervalos são gerados a partir de delays, com valores carregados em ‘w’. A parte mais complicada para um leigo em musica como eu, foi adaptar musicas para poderem ser usadas no arquivo asm. Contei com a ajuda valiosa de Renan Lários, que com seu violão, pode identificar as notas e transcreve-las para mim. Por favor, não me peçam novas músicas, pois meu gosto é por microcontroladores, e não arranjos musicais! Peça a ajuda de algum colega seu, que toque algum instrumento musical!

O arquivo asm é similar dos outros receptores genéricos de controle remotos já publicados, apenas foi feita uma ‘adaptação’ para tocar musica.

USO DO EQUIPAMENTO

A ideia original em que pensei, se resumia apenas em fazer uma ‘campainha musical’ personalizada pelo hobista. Esta é uma das sugestões conforme a figura abaixo.

Depois, percebi que, se trocasse o controle remoto por um sensor de presença sem fio, do tipo infravermelho ( com ci Ht6p20b interno), poderia usar o dispositivo como um sensor de intrusão em fundo de quintal ou alguma área coberta pelo raio do sensor. Também poderia, seguindo a mesma ideia, indicar a presença de clientes no balcão de uma loja. Na figura abaixo mostra a representação do uso como ‘sensor de intrusão’.

Adicionalmente, pensei no uso do equipamento para alertar alguém em uma casa próxima, da necessidade de ajuda/socorro, como no caso de um idoso(a) que more sozinho em uma casa, ou , em outra possibilidade , avisar um vizinho de um ladrão na casa, ou coisa parecida. A figura abaixo mostra a situação de ajuda para um idoso.

Creio que, se pensarmos mais, haverá inúmeras aplicações para um dispositivo desta natureza. Pensou em alguma diferente?

Obs. Esta montagem foi realizada somente em placa de protoboard, com fins didáticos apenas. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado conforme as necessidades do hobista.

Segue o arquivo ASM:

camp_mus_asm

Segue o arquivo HEX:

camp_mus_hex

Manuais:
PIC12F675
ESQUEMA DE MODULO RECEPTOR 433MHZ
Piroeletricidade

Curiosidades:
A incrível audição do grilo
O que você deve saber sobre epilepsia
O voo do albatroz-gigante
O sistema de navegação da tartaruga marinha
A “maçã do amor” que conquistou o mundo
Como uma música se torna um sucesso?
Enxaqueca — o que você pode fazer?
Como estimular o desejo de aprender
Como ajudar pessoas com transtornos de ansiedades
Uma aula de canto lírico

Outros assuntos:
Entrevista: Um bioquímico fala de sua fé
Três coisas que o dinheiro não pode comprar
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

6 comments on “FAÇA UMA CAMPAINHA MUSICAL…DETETOR DE INTRUSÃO…CHAMADOR DE AUXILIO… COM PIC12F675 E CONTROLE REMOTO COMERCIAL – COM CI HT6P20B (REF106)

  1. lario bom dia: gostei deste artigo tbm!!! sempre fui fascinado com sistema de proteçao patrimonial, pergunto, voce nao tem nos seus arquivos algum alarme residencial com pic,controle remoto 2 ou3 entradas para sensores de desparo:abraço

  2. voltei , já montei e funcionou perfeitamente . ficou muito legal meus parabens . vou TENTAR colocar o tema missão impossível ( que ironia rsrs ). se conseguir te retorno .

    1. olá claudio, entendi perfeitamente porque você não faria mais músicas, é muito complicado e já desisti . o som sai totalmente diferente do que você quer , sem contar das inúmeras tentativas , depois ter que compilar , apagar o pic e depois gravar . é muito complicado . realmente foi uma ” missão impossível ” rsrs . até mais .

      1. Olá Michael! (risos!) Mas já desistiu! Peça ajuda a um colega que goste de tocar violão ou guitarra que fica mais fácil. Tem que saber ‘a nota’, o ‘tempo da nota’, e os ‘intervalos’. Depois é só ter muuuuuuita paciência!!!
        Cláudio

  3. bom dia claudio , adivinhou uma idea que iria te dar . pois a campainha lá de casa vive falhando ( também é bem vagabunda , não tem muito do que esperar ) . montarei agora para ver funcionando e depois retorno.

Comments are closed.

Back To Top