DIMMER AC COM CONTROLE REMOTO INFRARED (PROTOCOLO ‘NEC’) – COM PIC 12F675 (REF100)

Que tal usar o controle remoto de sua TV para controlar outros equipamentos, como, por ex., um dimmer? Veja mais…

Existem muitíssimos protocolos para controle remotos infravermelhos para TV, Receptor de Satelites, DVDs, etc. Mas nesta montagem, optou-se pelo padrão ‘Nec’ usado em TVs LG, Semp, Elsys, etc. A idéia é bem simples: Gravar 4 teclas de um controle remoto para acionar esta montagem, controlando uma lampada ou outro equipamento resistivo ligado a rede elétrica. Veja o esquema abaixo:

Para receber o sinal oriundo do controle remoto, foi usado um receptor infrared retirado de uma placa de TV, que trabalha com frequência de 38khz. Existem vários modelos disponíveis no mercado, apropriados para este padrão ‘Nec’. O restante do circuito, já foi usado no receptor de controle remoto via RF. Convém lembrar da necessidade de ter muito cuidado ao montar este tipo de circuito, que trabalha diretamente ligado a rede. Acidentes podem levar a eletrocução, por isto, se for monta-lo, use um transformador isolador 1:1 , durante os testes, que ajuda muito a evitar choques em relação ao terra. Não tente carregar o chip com o firmware, ligado na rede. Grave fora, com circuito de baixa tensão e depois coloque no circuito.

Como usar?
Primeiro, terá que gravar 4 teclas, que forem mais convenientes, para comandarem 4 funções: aumentar, diminuir, desligar e ligar.
Aperte o botão ‘learn’ e em seguida, aperte a primeira tecla desejada’, e solte ambos. Deverá acender brevemente o led ‘learn’, para indicar que foi gravada a tecla. Prossiga com as outras 3 teclas da mesma forma. Para trocar as teclas memorizadas, aperte o botão ‘learn’ por mais de 8 segundos. Após piscar 3 vezes o led ‘learn’, indicando o apagamento, poderá gravar os novos botões. Caso se tente gravar teclas sem apagar as anteriores, o led ‘learn’ piscará varias vezes e de forma rápida, indicando a necessidade de apagar primeiro a memória.
Obs. Esta montagem é didática, sendo realizado a montagem apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não observados.
Por ter riscos de acidentes elétricos, ficará por conta do montador assumir este risco, usando de normas de segurança adequadas. Este circuito foi previsto para cargas resistivas. Cargas indutivas ou capacitivas poderão ter seu funcionamento alterado, não funcionando corretamente.

Segue o arquivo ASM:

NEC_DIMMER2_ASM

Segue o arquivo HEX:

NEC_DIMMER2_HEX

Segue arquivo com ‘Flow Chart’ do programa, em Excel, gentilmente cedido pelo colaborador Rui Lopes Viana:

PIC_CtlRem_NEC

manuais:
PIC12f675
PROTOCÓLOS DE CONTROLE REMOTO

Curiosidades:
Como lidar com problemas da próstata
Mapeamento do céu: no passado e no presente
Alimentos nutritivos ao seu alcance
Tomar chá à moda chinesa
Como é viver acima das nuvens
Gota — causas e fatores de risco
O projeto maravilhoso da molécula de hemoglobina
O que fazer para dormir melhor
Pressão alta: prevenção e controle
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astronomia
Faça bom uso de sua curiosidade

Outros assuntos:
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

29 comments on “DIMMER AC COM CONTROLE REMOTO INFRARED (PROTOCOLO ‘NEC’) – COM PIC 12F675 (REF100)

  1. Boa tarde Cláudio,

    Primeiramente obrigado mais uma vez por compartilhar seu conhecimento, é de grande valor para quem está aprendendo!

    Montei esse circuito na protoboard e funcionou 100%, mas estou com algumas dúvidas. Testei com uma lâmpada incandescente de 100W e quando chego perto dela ouço um zumbido bem baixo tanto com a lâmpada totalmente apagada quanto ligada (no brilho mínimo ou máximo) vindo da própria lâmpada. Acredito ser normal por causa do Triac. A outra dúvida é que minha rede é 220V porém com a lâmpada totalmente acesa a tensão entre os terminais da lâmpada é de 180V, tmb acredito ser normal, certo?

    1. Olá Moretti!
      O zumbido eu também já constatei, o que acredito seja um fenômeno físico normal. Não saberia explicar do porque. Quanto a tensão não chegar a 220v também é normal, pois o triac somente dispara depois que tem alguma voltagem entre seus anodos.
      Cláudio

      1. Eu já tinha percebido esse zumbido naqueles dimmers com triacs, isso se deve ao corte da senoide que o triac faz para variar a tensão AC, uma mistura de onda quadrada com senoidal faz o filamento da lâmpada vibrar, já que a variação de tensão fica muito “seca”.

  2. Caro amigo montei este projeto e hoje fui fazer uns teste , usei como base primeiro uma tv com a intenção de usar apenas a função ON / OFF mas o que acontece que a fonte não zera fazendo a TV pulsar logo pensei pode ser o fato da TV ser fonte chaveada ,mas quando usei uma lampada o mesmo aconteceu em modo OFF ou seja não quero usar a parte do dimmer e como queria apenas 1 Canal ON /OFF este projeto não funcionaria ?

    tipo preciso apenas pra ligar e desligar uma TV usando o controle de outro equipamento , e seria bom se pudesse ser igual ao projeto do IR com relê que a mesma tecla que liga / desligara .

    amigo grato pelo ajuda do outro projeto ok

    1. Olá Liliano! O uso deste projeto junto a cargas indutivas (fontes chaveadas, transformadores, motores ,etc) ou capacitivas, pode ser afetado. Seu uso primário seria com cargas resistivas como lampadas e resistências. Para uso com TV , modo on/off, a melhor opção seria acionar via um rele.
      Cláudio

      1. amigo ok mas é que vi o projeto seu com 4 triac e on off , pensei que esse daria pra fazer 1 so canal pois fiz uma placa pro projeto e não tem como eu mudar pois o pino 5 neste é entrada do sensor IR ja no de 4 canais usa o pino 4 que normamente ja é entrada de dados , mesmo assim agradeço .

Comments are closed.

Back To Top