USANDO INTERRUPTOR DE TOQUE PARA CONTROLAR CARGAS – COM PIC 12F675

Em que aplicações poderíamos usar um sensor por toque? Poderia este funcionar também como um interruptor mecânico ON/OFF ? Veja mais…

Vamos ver duas formas de usar o interruptor de toque:
1) Como um interruptor de contato momentâneo (modo pulso)
2) Como um interruptor on/off (modo retenção).

Veja o esquema abaixo:

Nesta aplicação estamos acionando uma campainha comum, do tipo ‘Din-Don’, usando o sensor de toque em modo pulso. Para isto carregamos o arquivo hex de nome ‘TOUCH_PULSO_HEX’ no PIC. Ao tocarmos o sensor, irá acionar o fotoacoplador MOC3021, o qual ligará o TRIAC TIC246D, fazendo tocar a campainha. Note que é apenas um exemplo. Poderemos acionar qualquer carga que necessite deste modo de operação.

Veja agora o esquema abaixo:

Estamos agora ligando uma lâmpada incandescente no sensor de toque, mas agora em modo ‘retenção’, ou seja, um toque liga e outro toque irá desligar. Não há muitas alterações no esquema, mas sim, deveremos usar o arquivo hex de nome ‘TOUCH_RETENCAO_HEX’. Novamente deve ser dito, que outras cargas poderiam ser acionadas no lugar da lâmpada, como um motor elétrico, por exemplo.
Em ambos os esquemas foi mantido a ligação para a serial como opcional, caso queira mudar alguns parâmetros do arquivo asm e recompilar ( acertar valores de acordo com a área do sensor, melhorar sensibilidade,etc).
Ao usar a serial (DB9), não esqueça de ajustar o programa terminal (HyperTerminal, por ex.) para 38400 bauds, 8 bits, sem paridade, no handshake.
No arquivo ASM de nome ‘TOUCH_PR_ASM’ temos a possibilidade de compilar para o modo pulso ou retenção, apenas comentando uma ou outra linha do programa, nas ‘definições do usuário’. Também, a parte da serial pode ser eliminada, comentando esta opção.
Obs. Este material foi montado apenas em protoboard, sujeito a bugs não observados, sendo uma base didática para hobistas realizarem suas próprias experiências. Esta sendo fornecido o arquivo asm, que poderá ser modificado conforme a suas necessidades de projeto.
Veja também o artigo ‘INICIANDO COM SENSORES DE TOQUE (TOUCH SENSOR) – COM PIC 12F675′ neste blog, para obter mais informações desta tecnologia.

Segue o arquivo ASM:

TOUCH_PR_ASM

Segue o arquivo Hex para modo ‘PULSO’:

TOUCH_PULSO_HEX

Segue o arquivo Hex para modo ‘RETENÇÃO’:

TOUCH_RETENCAO_HEX

Manuais:
Pic12f675

Curiosidades:
O som da neve
Viagem ao “extremo da Terra
O que estamos fazendo com nosso alimento?
Poderia se repetir?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

15 comments on “USANDO INTERRUPTOR DE TOQUE PARA CONTROLAR CARGAS – COM PIC 12F675

  1. Prezado Claudio, bom dia. Sou novo aqui em seu blog e embora seja técnico em eletrônica já há alguns anos também sou novo em microcontroladores.. Tentei fazer uns testes em linguagem C e consegui piscar um led usando o MicroC Pro for PIC 4.15 como compilador. Desculpe a minha falta de conhecimento, o código que disponibilizou deste projeto não consigo compilar no MicroC, é porque está em Assembly? Poderia me ajudar por gentileza? Você tem telefone fixo / celular, whatsapp, skype e/ou e-mail para facilitar o contato? Obrigado até o momento pela atenção.

    1. Olá Onixtecnologia!
      Exatamente! O código foi escrito em assembly para ser compilado usando o Mplab-Ide (gratuito). Não tenho disponível código em ‘C’ para este artigo. No seu caso, seria interessante você acessar blogs que tratam de programas em ‘C’ para o MicroC compiler. Cada fornecedor de compilador tem em seus produtos algumas pequenas diferenças na sintaxe em seus comandos.
      Procure se familiarizar com eles, assistindo a tutorias na internet e fazendo pequenos programas, até conseguir realizar programas mais complexos.
      Cláudio

      1. Prezado Claudio, boa noite. Obrigado pelo retorno, estou tentando acionar uma torneira de metal pelo toque mas o circuito fica instável, com sensores pequenos funciona bem, sabe quais parâmetros poderia alterar no código assembly para alcançar estabilidade no funcionamento?

        1. Olá oxitecnologia!

          Quando estava fazendo testes encontrei o mesmo problema com sensores grandes. Não consegui resolver o problema. Então usei um sensor pequeno, do tamanho maximo apenas da area do dedo. Como você usou o sensor pequeno e funcionou, então é o mesmo problema. O email para contato claudio@picsource.com.br. Mas continuo sem solução para este problema, que acredito seja causado pela captação de 60hz da rede, presente em todo lugar. Um objeto maior usado como sensor será uma antena melhor para captar este sinal.

          Cláudio

  2. Olá Claudio, gostaria de entender, onde está detecção de frequencia no programa, pois precisaria alterar este sensor para detectar um objeto se aproximando com uma frequencia de 250hz … se puder me ajudar, agradeço …
    O circuito funcionou muito bem com o pic12f675 em ambos os casos.

    Angelo Matta

    1. Olá Angelo! Este dispositivo apenas mede e compara a frequência gerada pelo arranjo de comparadores, com a frequência gerada com a aproximação da mão, por um processo unicamente capacitivo. Assim, sensor sem a mão gera frequência mais alta que com a presença da mão ( pois a mão aumenta a capacitância e reduz a frequência). A detenção é a comparação da penúltima medição com a atual. Não sei como você poderia usar isto para detectar ‘um objeto se aproximando com uma frequência de 250 hz’. Não seria melhor fazer um amplificador para 250 hz e testar níveis de tensão? Objeto próximo aumentaria este nível e longe reduziria (Obs. Talvez não seja nada disso o que você tenha em mente!).
      Cláudio

      1. Obrigado Claudio,
        mas já encontrei a solução… aqui mesmo com vc em seu artigo USANDO UM PIC PARA DETECTAR UMA FAIXA DE FREQUÊNCIA ESCOLHIDA – COM PIC 12F675 (DIDÁTICO)
        consegui a proeza esta funcionando

        grato,

        angelo

        1. Olá Angelo!
          Eu não entendi bem o que você está fazendo, mas fico feliz que, de alguma forma, tenha sido de ajuda.
          Cláudio

  3. Olá,Boa noite Claudio, mais um excelente projeto!
    Vou testar ele aqui pra ver como funciona! deixa eu te perguntar, é possivel utilizar um pic com mais portas por exemplo o PIC16f677 para ter mais sensores e mais saidas controladas por pulso e retenção? tem como avaliar e se possível orientar essa possibilidade? Um forte abraço!

    1. Olá Sergio! Obrigado por seu comentário e elogio. Este modo de sensor de toque necessita de comparador interno para funcionar, um para cada sensor. A maioria dos PIC’s tem 1 ou 2 comparadores, limitando o uso deste método. Existe outro método que emprega os conversores AD. Mas ainda não testei . Quando tiver algo, irei postar.
      Claudio

  4. AMIGO agora sim o local certo , vamos lá testei ambos os modos e todos funcionaram só percebi que no modo retenção parece ter ficado mais sensivo mas pode ser pelo fato dele ficar ligado , outra coisa enteressante por acaso na minha bancada tenho um tv que uso para concertos de aparelhos e testes de projetos então liguei uma fonte de 5v com transformador convencional beleza fonte sem ruido nenhum ai liguei o circuito do sensor que montei em um soquete só para teste até ai nada de mais só que percebi na tv passando faixas , logo pensei na fonte porem quando ligo sem o circuito fica tudo normal até mesmo com a minha fonte seria possivel o circuito gerar ruido devido trabalhar com frequencia o mais interessante é que parece ser induzido na rede , olha que não liguei o circuito direto na rede .

    1. Olá Liliano! Um dos grandes problemas desta tecnologia é justamente a emissão de interferência de rf. Pode ser minimizado por colocar blindagem metálica aterrada em volta do circuito (excetuando o sensor é claro) e filtro na entrada de alimentação.
      Claudio

      1. Bom dia. O que seria um bom filtro na entrada de alimentação? Já Coloquei um capacitor eletrolítico de 100uF x 16V mas o circuito continua um pouco instável, o que sugere para melhorar o filtro?

Comments are closed.

Back To Top