CAMPAINHA “PICA-PAU” – C/ PIC 12F675 E EEPROM 24C512 (REF277)

Uma forma divertida de atender a porta…

Existem muitas campainhas de portas exóticas e divertidas por esse mundo afora. A montagem proposta visa reproduzir uma risada similar ao do personagem ‘pica-pau’. Veja o esquema abaixo:

Campainha_picapau_

O PIC 12F675 é usado para reproduzir um arquivo gravado na eeprom externa 24c512, de 512 Kbits (65kbytes). Como este PIC não dispõem de modulo CCP (PWM), foi emulado um pseudo pwm por software, com taxa de amostragem de 17420 Hz e usando a interrupção do tmr0.
Apesar de este ter algumas restrições de funcionamento ele atende bem a necessidade do circuito.
A saída do som reproduzido é feita no pino 7 do PIC, seguindo para um filtro constituído de um resistor de 1k e um capacitor de 220 nF. O sinal vai para o transistor de saída através de um potenciômetro de ajuste de volume. Esta saída de som trabalha com tensão de 39 volts para garantir um volume maior no disco piezoelétrico. Note que a fonte de alimentação não usa transformador isolador (FAST) e deverá ser tomado cuidado ao manusear o circuito especialmente ao realizar testes de funcionamento. Para sua segurança, durante desenvolvimento e testes, use um transformador isolador que impedirá eventuais choques elétricos.
O disco deve ser colado em uma parte da caixa que resulte um som maior. Para volumes ainda maiores, poderá usar uma carcaça de sirene, retirando a antiga placa de circuito impresso e ligando a saída desta campainha no disco piezoelétrico dela.
O interruptor deverá ficar montado junto ao portão de entrada, levando dois fios até a campainha. Esta deverá ser localizada dentro da residência, se possível, em uma área central. A alimentação deverá ser feita a partir dos fios da rede elétrica (110 ou 220 Volts).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:

Campainha_Picapau

Segue um vídeo caseiro com a montagem em funcionamento:

Manuais:
PIC 12F675
24c512 datasheet

Curiosidades:
A ascensão e a queda dos “navios de Társis”
Kente: o tecido dos reis
Os elementos químicos surgiram por acaso?
Mito ou fato?
De onde vieram as instruções?
Será que toda vida tem um ancestral em comum?
Existem formas de vida realmente simples?

Outros assuntos:
É possível saber quem realmente escreveu a Bíblia?
Qual é o significado do livro de Apocalipse?
O que é a batalha do Armagedom?
Por que a paz mundial parece apenas um sonho?
O que acontece quando morremos?
As experiências de quase morte são visões de outra vida?

Vídeos:
Conversar com os meus pais? Como?
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Como a vida começou?
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top