TINY_TERMOMETER – TERMÔMETRO DIGITAL C/ PIC 12F675 E LM35 (REF273)

Pequeno no tamanho mas grande na utilidade…

A proposta desta montagem é obter um termômetro digital que trabalhe na faixa de -55 a 150 °C, usando um pequeno PIC de 8 pinos e o sensor de temperatura integrado conhecido como LM35, de baixo custo. A apresentação é feita em um LCD 16×2 usando o método Lplex (somente 3 pinos do PIC são usados para comunicação com o LCD). Veja o esquema abaixo:

Tiny_Termometer_lm35_vref5

Para obter medições de temperaturas abaixo de zero (temperaturas negativas) foi necessário colocar 2 diodos no terminal negativo do LM35. Isto gera um tensão levemente mais alta neste terminal do LM35. Assim, a temperatura real a ser apresentada é a subtração da tensão medida na saída do LM35 (pino 7 do PIC) menos a tensão medida no terminal negativo do LM35 (pino 6 do PIC).
Em temperaturas negativas, o terminal de saída do LM35 apresenta tensões menores que o terminal negativo. A rotina compensa este fato, por subtrair a tensão de saída da tensão do terminal negativo e setando o flag de sinal negativo.
Para uso com o sensor distante da montagem, recomenda-se o uso de cabo com 3 fios blindado (malha transada). Isto atenua as interferências elétricas que tendem a deixar instável as medições.
Neste quesito de estabilidade de medições, cada valor, quer seja da saída do LM35 ou do seu terminal negativo, é obtido pela média de 50 leituras sucessivas. Também foi criado um “filtro” contra instabilidade por software que funciona do seguinte modo: o valor apresentado no LCD mudará somente se os 10 últimos valores reais lidos no LM35 forem diferentes da leitura que está sendo apresentada. Este valor pode ser alterado no define “VALOR_FILTRO”. Valores baixos fazem variar a medição e valores altos produz uma “letargia” nas mudanças de temperaturas que possam ocorrer de forma rápida.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

Tiny_Termometer

Manuais:
PIC 12F675
LM35 datasheet

Curiosidades:
A função dos pais
Pólen — essencial para a vida
O belo e útil girassol
O delicioso café de Kona
Perigo! Plantas assassinas!
Borboletas, plantas e formigas: uma parceria perfeita

Outros assuntos:
Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
O que a Bíblia diz sobre tatuagens?
Existem “sete pecados capitais”?
Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?
Será que Deus, a Bíblia ou a religião podem ajudar você a ter satisfação na vida?

Vídeos:
O que é o Reino de Deus?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
“Para isto vim ao mundo”
Como a vida começou?
vídeos infantis (com o Pedrinho e a Sofia)

Até o próximo artigo!

One comment on “TINY_TERMOMETER – TERMÔMETRO DIGITAL C/ PIC 12F675 E LM35 (REF273)

Comments are closed.

Back To Top