MÓDULO TRANSMISSOR/RECEPTOR RF – P/ USO COM BOIA ELÉTRICA CONVENCIONAL – C/ PIC 12F675 (REF270)

Controle o nível da caixa d’água a distância …

Em zonas rurais é muito comum usar uma motobomba para abastecer uma caixa d’água usando a água de um rio próximo ou mesmo de um poço convencional. Esta montagem faz a transmissão por RF usando um par TX/RX (módulo 433 mhz). Temos uma parte que fica junto a boia e outra que fica junto a motobomba. O esquema abaixo mostra o transmissor:

boia_remota_tx_z2

Foi usado uma boia comercial (mercúrio ou de contatos). O PIC produz o protocolo para a transmissão. O sinal é codificado, em em seguida, aplicado a um módulo transmissor de 433 Mhz. O led no pino 5 acenderá toda vez que ocorre uma transmissão. A cada 60 segundos teremos uma transmissão. Isto ajuda a visualizar o funcionamento do sistema. Se a boia estiver ligada veremos 2 piscadas. Se estiver desligada teremos apenas uma piscada.
O capacitor de 470 uF junto a boia tem o objetivo de gerar uma corrente instantânea maior para limpar os contatos elétricos.
Este módulo poderá ser alimentado por 4 pilhas de 1,5 Volts em série com um diodo 1n4007 onde obtemos a tensão de 5,3 Volts.
Passaremos para o receptor. Veja o esquema abaixo:

boia_remota_z2rx

O PIC recebe o sinal codificado de um módulo receptor de 433Mhz. Se a transmissão for correta, com o mesmo serial number, então irá ser aceita, resetando o contador do led de falha de transmissão. O relé no pino 2 somente acionará se a transmissão indicar boia ligada.
O programa permite indicar uma falha por falta de recepção do sinal do transmissor após um tempo determinado (5 min.) e também se o motor persistir ligado por um tempo maior que um limite (2 horas).
Quando ocorrer uma indicação de falha, deverá ser encontrado o motivo (pilhas fracas, boia quebrada,etc) e em seguida deverá ser dado um ‘reset’ por desligar a alimentação do receptor.
Estes valores podem ser mudados no programa C e depois recompilado com CCS C Compiler para obter o novo arquivo hex.
Este módulo receptor poderá ser alimentado a partir da rede elétrica, usando uma fonte de 12 volts convencional ou chaveada.
Em caso de falta de energia, ficará salvo a situação da bomba (ligada ou desligada) na eeprom interna do PIC. Quando a energia retorna, imediatamente o relé será acionado caso estivesse ligado antes da falta de energia.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo os arquivos para esta montagem:

BOIA_Z2_RF

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Conferências climáticas — fazem alguma diferença?
O Dicionário Assírio — 90 anos de trabalho
Matatu: o transporte colorido do Quênia
O que faríamos sem os jumentos?

Outros assuntos:
A dor de perder o pai ou a mãe
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando seu filho tem uma deficiência
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

One comment on “MÓDULO TRANSMISSOR/RECEPTOR RF – P/ USO COM BOIA ELÉTRICA CONVENCIONAL – C/ PIC 12F675 (REF270)

  1. Olá Claudio! Obrigado por mais um projeto, este será de grande utilidade para muitas pessoas inclusive eu. Sempre aprendendo com o mestre!

Comments are closed.

Back To Top