TETRATIMER – TEMPORIZADOR DE 4 CANAIS INDEPENDENTES – C/ PIC 16F628A E LCD 16X2 (REF264)

Temporize até 4 atividades de forma independente com este timer…

Quando necessitamos que um equipamento fique ligado por um tempo determinado, usualmente usamos um timer. Na maioria das montagens encontradas na internet, estes são de apenas um canal. Esta montagem difere nesta característica, por que tem 4 canais independentes que poderão ser programados pelo usuário. Suas saídas utilizam relés que permitem controlar diversos equipamentos. Outra aplicação é usa-lo apenas como um alerta, indicando o término de períodos.
Veja o esquema abaixo:

TETRATIMER

Para controlar as temporizações usamos um PIC16F628a em conjunto com um display de cristal líquido 16×2 com controlador Hitachi HD44780.
Foi usado 5 interruptores de pressão (dactilar) para entrar com os ajustes e ligar.
O interruptor ‘stp’ permite ligar/desligar a temporização. Antes de ligar usamos o interruptor ‘sel’ para selecionar o canal que desejamos usar. Ao aperta-lo começa a piscar no LCD o canal ‘A’. A cada aperto mudar para o próximo canal sucessivamente. Apenas o canal que está piscando que se permite alterar o seu ajuste. Com o interruptor ‘min’ e ‘seg’ podemos alterar minutos e segundos, apenas incrementando a contagem. Se os dois forem apertados juntos irá zerar a contagem. Depois de ajustar o tempo desejado, aperte ‘stp’ para ligar/desligar a temporização. Ao ligar, o relé do canal irá ligar também, controlando uma carga pelo período da temporização. Quando um tempo de temporização for alcançado (ou seja, chegar a zero a contagem), o disco piezoelétrico emitirá 3 bipes.
Foi usado uma fonte de alimentação de 12 volts que alimenta os relés, e a partir dela obtemos a tensão para o PIC de 5 Volts, com ajuda de um circuito integrado 7805.
O display pode ter seu contraste ajustado por meio do potenciômetro de 4k7 no pino ‘VO’.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TETRATIMER

Em 14/03/2017 foi postado esta segunda versão com o acréscimo de mais um interruptor, cujo objetivo é retornar o valor do tempo regulado anteriormente pelos interruptores de minutos e segundos.
Para usar esta funcionalidade, primeiro deverá ajustar o tempo desejado em cada canal. Em funcionamento, deverá escolher o canal, em seguida apertar ‘MEM’ e depois ‘STP’ para iniciar a contagem. Segue abaixo os arquivos em pasta zipada:

TETRA_TIMER_V2

Manuais:
16F628A datasheet
LCD16x2 datasheet

Curiosidades:
O mistério de Nan Madol
Fascinante história de uma fruta que vale ouro
“Filho dos pais mais puros”
Você conhece a paxiúba?
Fofinhos, mas obesos!
Exercício diminui a depressão

Outros assuntos:
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Como a vida começou?
Celular e você: quem manda em quem?
Trecho da entrevista com uma oficial da prisão de Bollate
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

15 comments on “TETRATIMER – TEMPORIZADOR DE 4 CANAIS INDEPENDENTES – C/ PIC 16F628A E LCD 16X2 (REF264)

    1. Olá Marcos!
      Acredito que possa ser feito. Vou colocar no ‘caderninho’ para uma analise futura.
      Obrigado

      Cláudio

  1. sim lario eu quero colocar o valor de tempo, a ser programado um valor usando mais um botão que memorize em determinada posição de memória.

Comments are closed.

Back To Top